Museu Arqueológico Regional – Alcalá de Henares

Como vimos em matérias anteriores, um dos passeios mais interessantes que podemos fazer em Alcalá de Henares é visitar sua origem como a cidade romana de Complutum, nos diversos recintos arqueológicos existentes. Complementando o entendimento do seu rico passado, vale a pena conhecer o Museu Arqueológico Regional, situado na Plaza de las Bernardas, ao lado do Convento de San Bernardo e em frente a fachada lateral do Palácio do Arcebispo, que vimos em posts recentes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu foi criado em 1997 para acolher os restos arqueológicos encontrados na Comunidade de Madrid, com o objetivo de conservar, investigar e difundir o seu patrimônio, mas foi aberto ao público somente dois anos depois. Está situado no antigo Convento de Dominicanos de la Madre de Dios, fundado em 1565. O edifício atual se construiu entre os séculos XVII e XVIII, e seu exterior foi conservado, ao contrário do interior, cujos espaços conventuais foram adaptados a sua nova função como centro cultural. No antigo claustro do convento se realizam diversas exposições temporais de grande interesse. Abaixo, vemos o claustro vazio, sendo preparado para uma nova exposição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício teve uma história complicada, pois durante a invasão francesa no início do século XIX foi transformado num quartel de cavalaria. No entanto, funcionou como convento até a Desamortização de Mendizábal, em 1836. Depois, o imóvel foi adquirido pela prefeitura, que o converteu em prisão e depois em tribunal, momento em que sofreu uma importante reforma.Em 1987 se realizaram um novo processo de reabilitação devido ao avançado estado de ruína em que se encontrava. Apesar disso, se conservam pinturas murais de sua época religiosa…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu está composto por diversas salas organizadas cronologicamente, desde a pré-história até o século XVI, quando Madrid se torna a capital do reino. Mostrarei a vocês somente alguma das  partes dedicadas à Complutum romana, e sua relação histórica com a atual Alcalá de Henares. Um mapa nos mostra algumas das cidades mais importantes da Hispania e as diversas calçadas romanas que as comunicavam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs vias romanas eram verdadeiras obras de engenharia, e muitas delas ainda se conservam ao menos em parte. Durante seu longo traçado, se colocavam colunas de pedras a cada milha (1481m) para informar a distância percorrida e o nome do governante responsável pela construção daquele trecho em particular.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa época romana, a produção de cerâmica alcançou um grande desenvolvimento técnico. Para tanto, existiam os denominados fornos rurais, que abasteciam a vila e os núcleos populacionais próximos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADa mesma forma que hoje, as mulheres e homens daquele período se adornavam com peças de grande beleza…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas das residências aristocráticas em zonas rurais alcançaram um alto grau de luxo e riqueza, e algumas das dependências destas casas foram recriadas com os achados arqueológicos existentes no acervo do museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo não poderia ser de outra forma, o Museu Arqueológico Regional exibe uma bela coleção de mosaicos romanos, encontrados nas escavações realizadas na zona do antigo foro de Complutum. Estes mosaicos pertenciam às casas aristocráticas que ficaram conhecidas pelas cenas retratadas nos mesmos. A Casa de Baco, por exemplo, foi assim denominada pelos mosaicos com temática envolvendo o Deus do vinho, datados do século IV dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa mesma casa também foram descobertos mosaicos compostos por figuras geométricas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa de Aquiles, também situada próxima ao foro, recebeu este nome graças a um mosaico com a representação do mito de Aquiles e Pentesilea, em que o herói grego derruba a rainha das Amazonas do cavalo para matá-la.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s