Um Passeio por Acalá de Henares

Alcalá de Henares possui um imenso patrimônio monumental como vocês puderam ver nesta serie de posts sobre a cidade. Além de sua famosa Universidade, a Catedral, os restos arqueológicos da antiga Complutum e os locais associados à vida de Miguel de Cervantes, existem muitos outros lugares de interesse histórico que podem ser descobertos num passeio por suas ruas e praças. Um deles é a Igreja do Convento de Santa María Magdalena, que integra o conjunto de construções barrocas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste convento de freiras pertencentes à Ordem de Santo Agostinho foi fundado no século XVI, inicialmente como uma casa para acolher mulheres arrependidas, e posteriormente se converteu num convento de clausura. A igreja foi construída pelo arquiteto Fray Lorenzo de San Nicolás e finalizou-se em 1672. Abaixo, vemos umas fotos de seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATambém do estilo barroco, a Igreja e o Colégio da Companhia dos Jesuítas foi, historicamente, o principal centro educativo da ordem na Província de Toledo. Atualmente,  a igreja se denomina Paróquia de Santa María.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANão tive a oportunidade de conhecer seu interior, mas pude contemplar uma construção anexa à igreja, a Capela das Santas Formas, situada em sua na parte traseira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta capela do século XVII foi construída para acolher as 24 formas consagradas que foram entregues a um padre em 1597 e que com o tempo se mostraram incorruptas, transformando-se num símbolo da cidade e que despertam grande devoção em Alcalá de Henares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOcultas durante a Guerra Civil Espanhola, as três pessoas que conheciam sua localização faleceram e atualmente se desconhece o seu paradeiro. O interior da capela é belíssimo, com uma esbelta cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante minhas caminhadas pelas cidades da Espanha, sempre me informo se existe um hotel pertencente à rede de Paradores Nacionais, para tomar um café e admirar estes estabelecimentos de caráter histórico  reconvertidos em hotéis que oferecem conforto e bom gosto em suas dependências.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parador de Alcalá de Henares ocupa um terreno de 30 mil metros quadrados, e situa-se no local onde antigamente existia o Convento de Santo Tomás, pertencente à Ordem Dominicana, e os antigos colégios que pertenciam à Ordem dos Mercedários, que integravam o conjunto de edifícios universitários. O projeto arquitetônico de adaptação da antiga construção ao moderno  hotel que hoje vemos recebeu vários prêmios de arquitetura e sua reabilitação esteve exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s