Um Passeio por Alcalá de Henares – Parte 2

Neste último post desta série de matérias sobre Alcalá de Henares, veremos outros monumentos que fazem parte do patrimônio religioso da cidade e que merecem ser conhecidos. Pertencente à Ordem Carmelita, o Convento de Corpus Christi foi fundado no final do século XVI como um convento de clausura. De estilo barroco, foi projetado pelo arquiteto carmelita Fray Aberto de la Madre de Dios. Em frente ao convento foi colocada uma estátua de Santo Ignácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas, pois no local se situava o primeiro colégio de jesuítas da cidade, de 1546.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construção religiosa de interesse é o Oratório de San Felipe Neri. Conhecido como o Apóstolo de Roma, este santo foi o fundador da Congregação do Oratório, sendo canonizado em 1622. Em Alcalá, a congregação foi fundada em 1694 por Martín Bonilla, Bispo de Ceuta. O templo começou a construir-se no início do século XVIII, e nele se encontram os restos mortais do bispo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA reforma produzida por Santa Teresa de Ávila para a Ordem Carmelita em 1562, quando foi criada a Ordem das Carmelitas Descalças, fez com que fossem construídos vários conventos por todo o país. Em Alcalá de Henares, o Convento da Puríssima Concepción foi visitado pela santa em várias ocasiões, e uma placa recorda o fato.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA família de Miguel de Cervantes também teve relações estreitas com este convento, pois sua irmã Luisa de Belén desempenhou o cargo de priora do mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade conta com históricas e singelas ermitas, algumas das quais podem ser visitadas. As origens da Ermita de Santa Lúcia, situada em frente à catedral, remontam ao século XII. O edifício atual pertence ao século XVII, de estilo barroco. Até 1515, nela se realizava o conselho da cidade, razão pela qual é considerada a primeira prefeitura que teve Alcalá de Henares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a Ermita de los Doctrinos me impressionou deveras por sua simplicidade arquitetônica e a beleza de seu interior. Sua origem é do século XIII, mas no século XVI se funda no local um seminário para o ensino das doutrinas religiosas para crianças. O edifício conservado pertence ao século XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACom esta matéria, finalizo os passeios pela cidade de Alcalá de Henares, esperando ter contribuído para a divulgação de seu rico patrimônio histórico-artístico, e despertando o interesse por conhecê-la. Como puderam ver, vale muito a pena…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s