El Port de la Selva – Comunidade da Catalunha

No verão deste ano estive uma vez mais na Costa Brava, uma belíssima região repleta de convidativas praias e maravilhosas paisagens da Província de Gerona (Girona, em catalão), uma das quatro províncias que compõem a Comunidade da Catalunha. Recebemos um convite de uma amiga para passar uns dias no povoado de El Port de la Selva, situado a escassos quilômetros da fronteira francesa. A estadia no lugar foi realmente inesquecível.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste povoado de tradição pesqueira localiza-se na Comarca de Alt Empurdà, nos limites do Parque Natural Cap de Creus (Cabo de Creus, em espanhol).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADevido às belas praias que possui, algumas das quais consideradas as melhores de toda a Catalunha, o turismo se incrementou de forma significativa, tornando-se uma de suas principais atividades econômicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEl Port de la Selva conserva uma interessante arquitetura de um típico povoado de pescadores, com destaque para a Igreja de Santa María de las Nieves.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs primeiras referências históricas do local datam  de 974, como terras cedidas ao Monastério de San Pere de Rodes, situado em suas proximidades (que em breve veremos no blog). No entanto, foi somente a partir do século XVIII quando se menciona a existência de um núcleo populacional independente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs inícios do boom turístico datam dos anos 20 do século passado, quando um grupo de intelectuais descobriram o povoado. Durante os primeiros anos, a afluência de estrangeiros foi tão grande, que quase no se escutava o catalão pelas ruas da cidade (atualmente,a quantidade de turistas ingleses, franceses e alemães continua sendo importante).

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua singular geografia, entre o mar e a montanha, propicia a prática dos mais variados deportes ao ar livre, em pleno contato com a natureza. A baía do porto reúne excelentes condições para praticar esqui aquático, windsurf, canoagem, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPasseios de barco permitem conhecer alguns dos recantos mais ocultos do Cabo de Creus. Outros esportes que podem ser praticados são a bicicleta de montanha e o parapente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO por do sol é magnífico, apresentando-se sempre de forma distinta nos dias em que lá estive.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA20160724_194514Além do mais, em suas proximidades podemos conhecer encantadores pueblos medievais, parques arqueológicos dos mais relevantes do país e o Monastério de San Pere de Rodes, situado numa das montanhas que cercam o povoado, e que será a matéria de nosso próximo post.

obs: a Costa Brava já foi matéria de diversos posts, publicados entre 29/8 e 6/9/2013.

Anúncios

Uma resposta em “El Port de la Selva – Comunidade da Catalunha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s