Sant Martí de Empúries

O Museu de Empúries, cujas peças mais valiosas vimos nas matérias anteriores, foi edificado sobre a Igreja de Santa Maria de Gràcia, pertencente a um antigo convento do século XVII. Entre 1914 e 1916, o arquiteto Puig i Cadafalch construiu o edifício, que foi totalmente restaurado em 1992.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o período romano, Empúries tornou-se sede episcopal. No final do século III, os habitantes da cidade passaram a viver na cidade de Sant Martí de Empúries e no século seguinte a cidade romana foi definitivamente abandonada. Existe um caminho que deve ser percorrido à pé, que une o recinto arqueológico de Empúries com o atual povoado de Sant Martí, cercado por belas praias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO núcleo urbano de Empúries ficou reduzido ao primeiro local de assentamento dos gregos que chegaram à zona, denominado Palaiápolis, que originou a atual cidade de Sant Martí de Empúries. Até a chegada dos árabes no ano 715, a cidade foi a sede do Bispado de Empúries, centro religioso e administrativo de um amplo território. No ano de 785, a cidade foi reconquistada pela Monarquia dos Francos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois que os condes da Catalunha se tornaram independentes da monarquia franca, Sant Martí de Empúries passou a ser a capital do condado medieval até o século XI, mas perdeu sua sede episcopal, que passou a ser a cidade de Girona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cidade se encontrava o castelo condal e se transformou na praça forte do condado, sofrendo inúmeros assédios e destruiçoes , como o sucedido durante a Guerra Civil na Catalunha, no século XV. No século XVI, os habitantes de Sant Martí de Empúries se estabeleceram no Porto de Escada. Abaixo, vemos a Igreja de Sant Pere, construída  a partir de 1507 sobre restos de construçoes anteriores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, Sant Martí de Empúries é um encantador pueblo medieval. Caminhar tranquilamente por suas ruas de pedra é um complemento perfeito à visita ao recinto arqueológico de Empúries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s