Tibidabo – Templo do Sagrado Coração

Na parte mais elevada da montanha do Tibidabo localiza-se uma das mais emblemáticas igrejas de Barcelona, o Templo Expiatório do Sagrado Coração de Jesus, vista desde muitos pontos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA ideia de sua construção surgiu no final do século XIX, quando apareceram rumores de que uma igreja protestante seria erguida no local. Uma associação católica adquiriu a propriedade do terreno, cedendo-o em 1886 a São João Bosco, então de visita a Barcelona. A partir deste momento, se planejou a edificação de um templo dedicado ao Sagrado Coração, que se converteu em moda na época, seguindo a linha das igrejas construídas em Roma e Paris.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO arquiteto Enric Sagnier i Villavecchia foi contratado para a realização do projeto, mas o templo acabou sendo finalizado por seu filho, Josep Maria Sagnier i Vidal. A construção se prolongou de 1902 até 1961, ano em que recebeu o título de Basílica Menor, outorgado pelo Papa João XXIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu aspecto exterior se parece a um recinto fortificado, presidido por um templo neogótico com alguns detalhes modernistas. O conjunto está formado por uma cripta inferior e a igreja propriamente dita, situada na parte mais alta. Combina elementos clássicos como o arco semicircular da cripta e a verticalidade gótica do templo. A cripta é de estilo neobizantino, e foi concluída em 1911. O tímpano, ricamente decorado, está composto por esculturas realizadas por Eusebi Arnau, representando a Virgem da Merced, São Jorge e o Apóstolo Santiago, respectivamente Padroeira de Barcelona, Padroeiro da Catalunha e o Padroeiro da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da cripta está formado por 5 naves separadas por colunas, com seus correspondentes ábsides semicirculares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm cada um dos ábsides vemos mosaicos pintados com cenas relacionadas a Virgem Maria Auxiliadora, Santo Antônio de Pádua, Jesus Sacramentado, São José a a Virgem de Montserrat.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma representação da Virgem de Montserrat, Padroeira da Catalunha, venerada no Monastério de Montserrat, um dos lugares mais sagrados da comunidade e situado a poucos quilômetros de Barcelona (matéria publicada em 29/7/2013).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da cripta permite o acesso a capela dedicada à Adoração Perpétua, que foi escavada na própria rocha e concluída em 1940.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos a igreja, rematada por uma estátua de bronze do Sagrado Coração realizada em 1950 por Josep Miret, que substituiu a original do artista Frederic Marès, de 1935 e destruída no ano seguinte durante a Guerra Civil Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com algumas fotos do interior da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s