Pavilhões das Fincas Guell – Barcelona

Bem próximo ao Palácio Real de Barcelona está situado uma das obras menos conhecidas do arquiteto modernista catalão Antoni Gaudí na cidade, os Pavilhões das Fincas Guell. Esta série de edifícios encontram-se localizados no Bairro de Pedralbes, e foram construídos por Gaudí entre 1883 e 1887.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta obra, original e criativa como todas as construções de Gaudí, pertence a sua etapa orientalista, quando se inspira nas artes da Índia, Pérsia e do Japão, além da arte islâmica realizado na Espanha, principalmente o mudéjar e o estilo nazarí. Nela, o arquiteto emprega com profusão diversas tonalidades de tijolo, azulejo cerâmico e os arcos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, os Pavilhões das Fincas Guell correspondem às casas da portaria e os estábulos de uma propriedade rural (finca, em espanhol) pertencente a Eusebi Guell, amigo e mecenas do famoso arquiteto. Ambos se conheceram em 1878, durante a realização da Exposição Universal de Paris, criando uma longa amizade cujos frutos foram o Palácio Guell (matéria publicada entre 9/01 e 10/01/2013) e o Parque Guell (publicado  entre 22/01 e 23/01/2013), algumas das obras mais emblemáticas de Gaudí.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo vimos no post anterior, Eusebi Guell possuía uma finca, união de dois terrenos. Um dos mestres de Gaudí, Joan Martorell, construiu um palacete,  que foi reformado por Gaudí, mas que foi derrubado em 1919 para a construção do Palácio Real. Na ocasião, Gaudí foi encarregado de reformar o palácio e construir os pavilhões da portaria, os estábulos e os muros, que felizmente ainda se conservam. A porta principal deste conjunto foi feita de ferro forjado, com a figura de um impactante dragão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos algumas imagens dos estábulos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA portaria consta de 3 pequenas construções, rematadas por estruturas de ventilação em forma de chaminé.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADeclarado Monumento Histórico-Artístico em 1969, os Pavilhões das Fincas Guell foram restaurados e abertos ao público em 2015. Um lugar excelente para poder compreender e admirar a obra deste genial artista, sem dúvida nenhuma…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s