Modernismo em Barcelona – Parte 6

O Modernismo é um dos aspectos distintivos de Barcelona. A qualidade de seus edifícios, projetados por arquitetos geniais como Gaudí, Lluis Domenèch i Montaner e Puig i Cadafalch, somente para citar os mais famosos, assombram o mundo inteiro por sua estética e vanguardismo.  A cidade é um verdadeiro paraíso para os interessados neste estilo artístico, em voga no final do século XIX e princípio do XX. Existe inclusive um itinerário modernista que pode ser percorrido, solicitando um mapa nas Oficinas de Turismo. Somente neste trajeto, é possível contemplar mais de 100 construções modernistas, a maioria das quais permanecem desconhecidas para o grande público. Meu interesse e paixão por descobri-los fez com que caminhe por suas ruas em busca das obras mais emblemáticas, todas as vezes em que visito a cidade. Por isso, iniciei uma série no blog denominada Modernismo em Barcelona (o post de hoje é o de número 6), em que compartilho com vocês o legado e patrimônio modernista da capital da Catalunha. A Casa Ramos, por exemplo, faz parte da rota, e me impressionou por sua beleza construtiva e detalhes ornamentais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício é de 1906, e foi projetado pelo arquiteto Jaume Torres i Grau como um bloco de apartamentos de aluguel. Declarado Bem de Interesse Cultural (BIC), destaca em sua fachada uma esbelta tribuna.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua decoração externa inclui o emprego de esgrafiados e o trabalho escultórico em pedra e no ferro forjado, utilizado nos balcões. A criatividade dos artistas modernistas não tem limites…

OLYMPUS DIGITAL CAMERABoa parte dos edifícios modernistas da rota possuem uma placa que o identifica, com seu nome, o ano de sua construção e o arquiteto responsável, como vemos na fachada da Casa Ramos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo ano seguinte, Jaume Torres i Grau realizou a Casa Elena Castellano. A solução arquitetônica da tribuna, utilizada na Casa Ramos, volta ser utilizada, mas neste caso estão superpostas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Modernismo tem, como fonte de inspiração, a própria natureza, como podemos observar na abundância de elementos florais na ornamentação desta casa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das características principais do estilo é sua permeabilidade e influência a correntes artísticas de outras épocas, como no caso da Casa Manuel Llopis Bofill, em que o emprego de estruturas da arquitetura islâmica é patente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizada em 1903, este edifício foi concebido por Antoni Gallissà i Soqué, sendo considerado sua obra mais relevante. A grande variedade de materiais construtivos empregados como o ferro, vidro, cerâmica e estuco lhe confere uma grande riqueza cromática e de detalhes. Apesar de alguns elementos terem sido reconstruídas depois dos danos causados durante a Guerra Civil, o edifício conserva em grande parte sua estética original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar de sua grande difusão entre os arquitetos da época, alguns deles se mostraram indiferentes em relação ao modernismo. No entanto, não puderam se manter completamente distantes de sua influência, como ocorreu com Josep Domenèch i Estapà. Encarregado da construção do edifício da Empresa Catalana de Gas i Eletricitat de Barcelona, concebeu sua obra mais modernista em 1895, onde a simetria, equilíbrio e escassa decoração caracterizam sua fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, alguns edifícios de clara concepção modernista não pude identificar, nem seu nome, nem o arquiteto responsável do projeto, como o que vemos abaixo, situado no Bairro de Eixample.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos outros edifícios, embora não sejam classificados como modernistas, utilizaram elementos decorativos próprios do estilo, como o trabalho de ferro forjado e o emprego de esgrafiados, como vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s