Modernismo em Barcelona – Parte 7

Para se ter uma ideia do vasto patrimônio modernista de Barcelona, basta comentar que mais de 100 arquitetos deixaram seu legado em projetos e construções que podemos admirar percorrendo as ruas da cidade. No post de hoje, veremos mais alguns destes criativos e originais edifícios. A denominada Torre Andreu situa-se na Avenida do Tibidabo, próxima ao parque de diversões que vimos recentemente no blog.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta intrigante construção foi realizada para Salvador Andreu, que encarregou o projeto ao arquiteto Adolf Ruiz i Casamitjana. Finalizada em 1918, na década de 20 o também arquiteto modernista Enric Sagnier i Villavecchia ampliou o ´plano original. Um de seus grandes destaques é a maravilhosa cúpula, totalmente ornamentada com mosaicos e pinturas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1976, foi declarado Monumento Histórico-Artístico. O processo de restauração, realizado recentemente, devolveu-lhe o aspecto modernista original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos detalhes das pinturas em sua fachada lateral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm muitos casos, os edifícios modernistas que atualmente contemplamos na realidade foram, originalmente, reformas feitas dentro do estilo para um edifício que já existia anteriormente. Este é o caso da Casa Lléo Moreira, que se tornou um dos edifícios mais emblemáticos do Modernismo Catalão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada em pleno Paseo de Grácia, a reforma foi realizada pelo grande arquiteto Lluís Domènech i Montaner em 1906. Sua espetacular qualidade decorativa impressiona, e estive um bom tempo admirando os detalhes da fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs arquitetos modernistas contavam, para a decoração do edifício, com uma competente equipe de artistas que davam forma a ornamentação do edifício. Os mosaicos que adornam a parte superior, por exemplo, foram realizados por Lluís Bleu. Abaixo, vemos o belo trabalho de cerâmica feito com vivas cores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs elementos florais predominam na ornamentação do edifício, tanto aqueles realizados em pedra, como em outros materiais empregados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do edifício é maravilhoso, uma pena que não está aberto à visitação pública. A foto acima foi tirada através do portão principal de vidro, que estava fechado. Outro elemento decorativo abundante são as figuras de animais mitológicos e fantásticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPor incrível que possa parecer, a geração que seguiu a estética modernista odiava o estilo e muitos elementos da fachada da Casa Lléo Moreira foram mutilados para a construção de uma loja no andar térreo, bem como no interior da planta nobre do edifício. Finalizamos a matéria com outra construção modernista, cujo nome e arquiteto responsável desconheço…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s