Modernismo em Barcelona – Comércios

O Modernismo em Barcelona não representou apenas um estilo artístico para que a classe elitista da cidade pudesse manifestar seu poder através de belas e refinadas construções. Na realidade, a estética modernista impregnou todos os aspectos da vida dos barceloneses no princípio do século XX. Este fato pode ser comprovado nos inúmeros comércios espalhados pela cidade, que aproveitaram a difusão do estilo e passaram a adotá-lo na decoração de suas fachadas e interiores. Muitos destes comércios permanecem em atividade, outros correm o risco de desaparecer ou já desapareceram. Veremos alguns dos mais conhecidos no post de hoje, começando pelas farmácias, muitas das quais foram ornamentadas dentro das características modernistas. Em plena Rambla, podemos conhecer duas delas. A Farmácia Nadal conserva boa parte da decoração da década de 20.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOcupa o mesmo lugar de outro estabelecimento anterior, a Farmácia Masó. A Farmácia Nadal foi completamente remodelada em 1918 e 1927. Uma placa comemorativa da prefeitura colocada no chão agradece os serviços prestados à cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO único que se conserva da Farmácia do Dr. Genové é sua esbelta e estreita fachada, inspirada na arquitetura gótica (arcos ojivais) e realizada pelo arquiteto Enric Sagnier i Villavecchia em 1911.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs andares superiores do edifício estavam reservados para os laboratórios, enquanto a farmácia funcionava no térreo. Em sua decoração, destacam a escultura de Esculápio (divindade associada à medicina), que não podemos ver bem na foto, e os mosaicos feitos por Lluís Bru. O Modernismo representou um potente veículo para a propagação do ideal nacionalista catalão, como podemos ver com a representação da bandeira da Catalunha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Farmácia Modernista mais famosa de Barcelona situa-se na Rambla de Catalunya. De 1901, a Farmácia Bolós foi totalmente decorada com motivos e materiais normalmente empregados no modernismo, como as vidreiras, que embelezam o exterior do estabelecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos um interessante elemento decorativo feito de ferro, ao lado da farmácia…

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém localizada na Rambla, a Antiga Casa Figueras nos mostra uma belíssima fachada modernista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO comércio foi inaugurado em 1820 como uma fábrica de massas. Em 1902, foi reformada com múltiplos mosaicos policromados, obra de Mario Maragliano. A reforma geral coube a Antoni Ros i Guell.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas vidreiras foram representadas figuras femininas. Atualmente, funciona como uma pastelaria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA obra dos grandes arquitetos e decoradores modernistas incentivou a outros artistas menos conhecidos, que deixaram seus trabalhos em comércios como padarias, como a que vemos abaixo, de autor desconhecido. O Forn de Pa foi fundado em 1898 pela família Sarret, e ainda hoje continua exercendo a mesma função.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Panaderia de la Concepción (Padaria da Concepção) foi decorada no estilo modernista por Josep Suñer em 1900, que revestiu o exterior com madeira e painéis de vidro pintados com temas paisagísticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s