Modernismo em Barcelona – Comércios (Parte 2)

Nesta segunda parte sobre os comércios modernistas de Barcelona, veremos dois estabelecimentos hoteleiros que foram construídos e decorados dentro do estilo que transformou a cidade, tornando-a famosa no mundo inteiro. Ambos foram projetados por um de seus mais renomados arquitetos, LLuís Domènech i Montaner. O primeiro é o Hotel España, situado na Carrer de Sant Paul, uma travessa da Rambla. Quando entrei no hotel, a simpática recepcionista me permitiu fotografar sua entrada, depois de comentar-lhe do meu interesse a respeito dos edifícios modernistas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Hotel España foi inaugurado em 1904, e recebeu o prêmio de melhor construção do ano, outorgado pela Prefeitura de Barcelona, como comprova o cartaz fixado numa das colunas de seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do edifício é realmente admirável, tanto em seu conjunto quanto nos detalhes decorativos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Paseo de Gracia (Passeig de Gràcia, em catalão) foi um dos lugares preferidos da burguesia de Barcelona para a construção de edifícios residenciais, que foram projetados pelos grandes arquitetos modernistas, como Antoni Gaudí, Puig i Cadafalch e o próprio Domènech i Montaner, entre outros. É incrível a quantidade de construções modernistas desta que é uma das avenidas mais famosas da Espanha. No final da rua, situa-se a Casa Fuster, edifício que Lluís Domènech i Montaner projetou  em 1908.

dsc00930Considerada a última obra urbana deste grande arquiteto, a Casa Fuster foi um presente do proprietário para sua esposa. Na época de sua construção, se tornou a residência mais cara da cidade devido aos materiais utilizados, como o mármore, por exemplo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2000, o imóvel foi adquirido por uma empresa hoteleira, que restaurou o edifício, respeitando sua originalidade, e inaugurando um hotel de luxo quatro anos depois.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém me permitiram tirar algumas fotos do interior…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas escadas, podemos admirar o trabalho dos artistas modernistas que participaram na construção do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo último andar do hotel existe uma cafeteria aberta ao público. Tomar uma cerveja no local não é barato, mas as vistas de todo o Paseo de Gracia compensam cada centavo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs interessados (as) em conhecer com mais profundidade a Arte Modernista poderão satisfazer sua curiosidade visitando o Museu do Modernismo Catalão, criado em 2010 e sediado numa antiga fábrica têxtil, cujo projeto se deve ao arquiteto Enric Sagnier i Villavecchia. O edifício está bem no centro da cidade, e inclui em seu acervo peças de escultura, pintura e artes decorativas. Trata-se do único museu dedicado exclusivamente à Arte e o Modernismo Catalão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s