Luminárias Modernistas – Barcelona

O Modernismo foi um estilo que englobou as mais variadas formas artísticas, como a arquitetura, a escultura e a pintura, como podemos verificar nas matérias anteriores sobre os edifícios mais emblemáticos desta corrente em Barcelona. Também provocou um grande desenvolvimento das denominadas Artes Decorativas, empregadas tanto nas fachadas das construções, como em seu interior. Por este motivo, se considera o Modernismo como uma Arte Total, em que todas suas manifestações participam de forma harmônica e criativa para a execução do conjunto da obra arquitetônica. Ao contemplar um edifício modernista, primeiro admiramos seu contexto global e pouco a pouco nos fixamos nos inúmeros detalhes decorativos, feitos de pedra, ferro, cerâmica, mármore, enfim, na grande variedade de materiais construtivos utilizados. Na matéria de hoje, veremos um pequeno detalhe da decoração de interiores, cuja cota de criatividade e beleza alcançou níveis de verdadeiras obras de arte dentro da estética modernista. Me refiro às luminárias, objetos que muitas vezes passam desapercebidos, mas que no modernismo logo despertam nossa atenção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm meus passeios por Barcelona, logo percebi que em muitas entradas de edifícios as portas permanecem abertas, convidando o visitante para que contemple seu interior, e sempre observo detalhadamente suas luminárias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas grandes obras modernistas da cidade, fiquei impressionado com a originalidade, qualidade artística e atrevimento na realização destes pequenos objetos. No Palau Guell, a primeira obra de Gaudí para seu mecenas Eusebi Guell, existem várias luminárias realmente maravilhosas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Casa Millà, também de Gaudí, observamos a integração das luminárias com outros elementos construtivos, como  os portões….

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo incrível Palau de la Música Catalana, realizado por Lluís Domènech i Monatner, as artes decorativas se complementam à perfeição dentro da estrutura geral do edifício, criando ambientes de uma enorme força e requinte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo Hospital de Sant Paul i Santa Creus , Lluís Domènech i Montaner contou com a colaboração de exímios artistas para a confecção de luminárias belíssimas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Comércios Históricos Modernistas foram igualmente decorados com luminárias encantadoras, que embelezam ainda mais o ambiente, como a que vemos abaixo, do famoso Café Les 4 Cats….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste post é uma pequena homenagem a todos os artistas, muitos dos quais desconhecidos, que com sua imaginação, originalidade e bom gosto transformaram o modernismo num estilo inventivo, alegre e impactante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

2 respostas em “Luminárias Modernistas – Barcelona

  1. Owwww, sem tempo de responder!! Realmente bela coletânea, o q mais me encanta é que a tanto tempo atras se produziam coisas belíssimas assim com ferramentas ainda não tao modernas, essas luminárias Art Noveaux, são um encanto de formas, totalmente orgânicas e suaves, dá vontade de tocar e sentir seu passado sabe. Ansiosos pra ver a segunda parte kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s