As Farolas de Barcelona

Na Espanha, os postes de iluminação das ruas recebem o nome de Farolas. Estes indispensáveis elementos da infraestrutura urbana também foram objeto de cuidada elaboração por parte dos artistas, e num passeio pela cidade podemos observar uma grande variedade deles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAdsc00895Algumas destas farolas foram criadas dentro da estética modernista, e na matéria de hoje veremos duas delas, ambas relacionadas ao arquiteto Antoni Gaudí. Em sua juventude, precisamente no ano de 1879, Gaudí se encarregou do projeto e construção de duas farolas num dos recintos mais populares de Barcelona, a Praça Real (Plaza Reial, em catalão). Situada no Bairro Gótico, bem próxima à Rambla, a Praça Real foi urbanizada depois da destruição de conventos ocorrida com a Desamortização de Mendizábal em 1836.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta praça rodeada por uma galeria de arcos exerce a função de Plaza Mayor, ainda que não receba esta denominação. Foi projetada por Francesc Molina no local onde antes se erguia o Convento dos Capuchinos, com a intenção de exaltar a monarquia. Sempre animada e com bastante movimento, suas palmeiras proporcionam um toque exótico ao local. A denominada Fonte das Três Gracias, realizada em 1876 por Antoine Durenne, adorna o centro da praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs farolas realizadas por Gaudí se diferenciam das demais existentes na praça por ser um modelo com 6 braços, além de sua parte decorativa, muito mais ornamentada que as outras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Avenida Antoni Gaudí, que homenageia o famoso arquiteto, foram colocadas 6 farolas modernistas, criadas por Pere Falqués em 1909, mas que foram postas somente em 1985 neste local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta avenida representa o elo de ligação entre dois dos monumentos modernistas mais conhecidos da cidade, a Sagrada Família de Gaudí e o Hospital de Sant Paul i Santa Creus, de Lluís Domènech i Montaner. Na base da farola, vemos uma placa em homenagem ao arquiteto catalão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros artistas de renome participaram na criação da farola. A base de pedra esculpida foi realizada por Alfons Jujol, enquanto o belo trabalho de ferro forjado se deve a Manuel Ballarín.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFico devendo, e de antemão peço desculpas por esta falha , uma das mais belas farolas da cidade, situada no Paseo de Gracia. Quando estive na cidade recentemente, não a fotografei, pois tinha certeza que tinha imagens em meus arquivos. Espero em breve poder reparar este imperdoável erro, e apresentá-la o quanto antes…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s