Alicante – Comunidade Valenciana

No verão deste ano (meses de julho e agosto) conheci por primeira vez a cidade de Alicante, um dos destinos de férias preferidos para muitos espanhóis, inclusive os madrilenhos. Situada no leste do país e banhada pelo Mar Mediterâneo, Alicante é uma das três capitais de província que compõem a Comunidade Valenciana (as outras duas são Valencia e Castellón).

OLYMPUS DIGITAL CAMERACidade mais importante da denominada Costa Blanca, Alicante (Alacant, no idioma valenciano) possui aproximadamente 340 mil habitantes, o que a torna o segundo município mais populoso da comunidade, depois da cidade de Valencia.

20160808_174120Na época mais quente do ano, a cidade atrai a uma enorme quantidade de turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, em busca de suas praias e do sol que brilha intensamente. Em pleno centro urbano, a Praia de El Postiguet fica lotada com a presença de turistas ingleses, alemães, etc, além da presença dos próprios alicantinos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs jovens preferem a Praia de San Juan, um pouco afastada do centro…

20160811_171151Alicante não é apenas sinônimo de sol e belas praias, e possui uma história milenária. Pelo seu porto natural, inúmeras culturas como os Iberos, Fenícios e Gregos desenvolveram uma intensa atividade mercantilista. No entanto, na antiguidade foram os Cartagineses os povoadores de maior destaque, que transformaram sua costa no centro mais importante de suas bases navais, até que foram expulsos pelos Romanos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da dominação romana, Alicante pertenceu a Bizancio e em seguida ao Reino Visigodo. Uma das épocas mais prósperas ocorreu a partir do século VIII, quando passa a integrar o Império Árabe de Al Andaluz, sendo então denominada Medina Laqant. A cidade foi muçulmana até o século XIII, quando foi incorporada ao Reino de Aragón pelo monarca Jaime I. No século XVI, durante o reinado de Felipe II, os mouriscos (muçulmanos convertidos ao catolicismo) foram expulsos do país, fato que alterou enormemente sua produção agrícola, já que a maioria deles trabalhavam no campo. As consequências econômicas logo se fizeram sentir. Durante o século XVIII, a cidade se recupera, momento em que se transforma na terceira cidade mercantil da Espanha, depois de Barcelona e Cádiz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlicante ostenta o título de cidade desde 1490, concedido durante o reinado de Fernando II de Aragón. Atualmente, o turismo é uma importante fonte de ingressos. Uma das razões para tanto é a qualidade de suas águas. Mesmo as praias urbanas possuem um excelente nível de qualidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma de suas avenidas mais populares é a Explanada de España, um dos símbolos da cidade. Situada paralela ao mar, é exclusiva para pedestres e está repleta de palmeiras.  Toda sua extensão foi decorada com mosaicos de formato ondulado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas próximas matérias, vocês poderão conhecer um pouco mais sobre Alicante e seus principais monumentos. As fotos panorâmicas deste post foram tiradas do alto do Castelo de Santa Bárbara, situado num cerro em frente à Praia de El Postiguet. Esta imponente construção militar e defensiva será o tema do próximo post…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s