Um Passeio por Alicante – Parte 2

Prosseguindo com nosso Passeio por Alicante, no post de hoje veremos algumas praças emblemáticas e monumentos dedicados a personagens ilustres da cidade. A Praça de Gabriel Miró é uma delas. Conhecida também pelo nome de Praça das Barcas, pois antigamente as embarcações chegavam até ela, atualmente nela se encontram Ficus centenários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça é conhecida popularmente como Praça dos Correios, uma lembrança às Oficinas da Sociedade Estatal de Correios e Telégrafos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada bem no centro de Alicante, seu nome é uma homenagem ao escritor Gabriel Miró, como podemos ver na placa colocada na lateral da praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPresidindo a praça, uma bela fonte de 1918…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPersonagem destacado da vida alicantina, o político José Canalejas (1854/1912) foi presidente do Conselho de Ministros do Governo Espanhol entre 1910 e 1912, entre muitos outros cargos públicos, e lutou muito para a modernização da cidade. Assassinado na Puerta del Sol de Madrid em 1912, um monumento foi erguido em sua memória no ano de 1916, situado na continuação da Explanada de España.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro personagem que recebeu sua devida homenagem foi o prefeito José Gabriel Amerigo Morales (1807/1884), promotor da construção da linha ferroviária que une Alicante e Madrid e de outras obras de infraestrutura básicas. A denominada Pasage de Amerigo faz atualmente parte de um hotel com uma bela arquitetura interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO governador D.Trino González de Quijano foi vítima da cólera numa terrível epidemia em 1854. Um monumento em sua memória foi colocado no centro de um jardim romântico poucos anos depois de seu falecimento, chamado de Panteón de Quijano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro popular local de Alicante é a Praça de Luceros, onde ocorrem muitas das principais festas da cidade. No centro da praça vemos uma ornamentada fonte realizada em 1930 pelo escultor alicantino Daniel Bañuls Martínez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com o belíssimo Mercado Central de Alicante, construído sobre a muralha do século XVIII que circundava a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe inspiração modernista, foi projetado por J.Vidal Ramos entre 1911 e 1912…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s