Las Hogueras de San Juan – Alicante

Antigamente, no dia 23 de junho, os habitantes de Alicante saíam ao campo, jantavam em grupo e quando chegava a meia noite celebravam o solstício de verão, o dia mais longo do ano para as colheitas, fazendo fogueiras e dançando ao seu redor. Depois, lançavam foguetes e finalmente se banhavam no mar. Esta tradição perdurou numa festa organizada, denominada Las Hogueras de San Juan (As Fogueiras de São João), considerada as festas oficiais da cidade e declaradas de Interesse Turístico Internacional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANão pude ver pessoalmente estas famosas festas, pois estive na cidade em agosto, e as festas já tinham sido realizadas mais de um mês antes. No entanto, tive uma ideia de como se desenvolve e um pouco de sua história ao visitar o Museu de Las Hogueras de San Juan, cujas fotos da presente matéria foram tiradas no local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAcima, vemos os cartazes publicitários de vários anos da festa. A primeira vez que foi realizada de forma oficial foi em 1928, por iniciativa de José María Py que, inspirado nas Fallas de Valencia, introduziu as festividades em Alicante para fomentar o turismo. Como o próprio nome indica, são festejos dedicados ao fogo, com uma ampla programação de eventos. Os protagonistas das festas são verdadeiras obras de arte efêmeras, Las Hogueras, figuras feitas de madeira e cartão que são queimadas numa enorme fogueira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs hogueras representam tanto as figuras feitas como também as várias comissões da cidade encarregadas de fabricá-las. Digamos que cada bairro possui sua própria comissão, e atualmente existem mais de 90. As figuras possuem um caráter satírico e de crítica social.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADesde 1932, as comissões criaram um concurso chamado “La Belleza del Fuego” onde cada uma delas escolhe sua representante. Atualmente o concurso se realiza um pouco antes das festas, no mês de maio, e a vencedora é apresentada junto com suas “hogueras” em trajes típicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACada comissão contrata também uma banda de música e se realizam oferendas de flores à Virgem do Remédio, Padroeira de Alicante, que são consideradas as mais antigas da Espanha, colocadas na Praça da Catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA programação inclui desfiles folclóricos de várias partes do mundo e, claro, fogos de artifícios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABarracas são instaladas para que as pessoas possam provar os pratos típicos da ocasião, como as tradicionais empanadas de atum. Espero, algum dia, poder ver estas festas ao vivo, como também Las Fallas de Valencia, e contar um pouco mais para vocês destas curiosas festas espanholas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Las Hogueras de San Juan – Alicante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s