Elche – Província de Alicante

Em minha recente viagem à Comunidade Valenciana, tive a oportunidade de conhecer a impressionante cidade de Elche (no idioma valenciano, Elx), situada a somente  25 km de Alicante. Com aproximadamente 230 mil habitantes, é o terceiro município mais populoso de toda a comunidade, depois de Valencia e da própria Alicante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAElche possui uma merecida fama graças ao seu imenso Palmeiral, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Vocês poderão conhecer sua história, exuberância e importância em matérias exclusivas. A sensação que se tem, quando estamos na cidade, é que não são as palmeiras que foram colocadas para embelezar a cidade, mas que o próprio núcleo urbano foi construído dentro do palmeiral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade ostenta outro título de Patrimônio da Humanidade, referente à festa religiosa denominada “O Mistério de Elche“, que também veremos em breve. Um de seus maiores símbolos é a famosa escultura Ibérica conhecida como “A Dama de Elche“, cujo original se encontra no Museu Arqueológico Nacional de Madrid (post publicado em 2/3/2016). No entanto, por toda a cidade vemos réplicas de vários tamanhos desta maravilhosa peça escultórica, como no moderno Centro de Congressos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAElche é atravessada pelo Rio Vinalopó, um curso fluvial de escasso volume de água. Por este motivo, suas margens foram decoradas com pinturas de artistas locais, que me chamaram a atenção…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO baixo volume de água se explica porque a maior parte do seu curso é utilizado para a agricultura, além do pequeno índice pluviométrico da região. Várias pontes cruzam o rio durante seu trajeto pela cidade. A mais antiga delas é a Ponte de Santa Teresa, construída no princípio do século XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ conhecida também pelos nomes de Ponte Velha ou Ponte da Virgem, devido a uma escultura representativa da padroeira da cidade, a Virgen de la Asunción.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA ponte está adornada também por uma escultura de seu padroeiro, San Agatàngelo, um mártir romano que viveu no século IV dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Outra ponte conhecida é a de Canalejas, inaugurada em 1913.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua importância arquitetônica reside no fato de que sua estrutura foi construída inteiramente em concreto armado, uma técnica nova no país no princípio do século XX. Foi projetada pelo engenheiro Mariano Luiña, e com seus 50m de arco e 78m de comprimento total transformou-se na ponte mais longa da Espanha no período, feita deste material.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADizem que a construção desta ponte salvou o Palmeiral de Elche, pois permitiu à expansão da cidade além de seu centro histórico, evitando a derrubada de árvores para a construção de novos edifícios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm de meus passatempos favoritos é o cinema, e me alegro quando vejo algum edifício construído para tal fim que sobreviveu à massificação dos grandes shopping centers. No entanto, meu contentamento durou pouco, quando descobri que o Cine Alcazar, localizado no centro da cidade, se transformará numa academia de ginástica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste belo edifício Art Decô foi inaugurado em 1950 com um filme de Charles Chaplin, e funcionou até 2004 como cinema. Depois seu interior foi remodelado para acolher uma discoteca, e o negócio não prosperou. Pelo menos, mantiveram a fachada, e esperamos que assim continue…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Imagino que deva ser preservada a fachada do antigo cinema… Aqui no Brasil vc sabe, patrimônio não tem muita importância como ai, fiquei imaginando como estariam estas pontes se fossem aqui, tenso…. Muito lindo o patrimônio arquitetônico da cidade. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s