Centro Histórico de Elche

A atual cidade de Elche foi fundada pelos árabes no século VIII dC, ainda que existam  importantes restos arqueológicos de um assentamento romano situado a 3 km do núcleo urbano que vemos hoje em dia, em concreto em Alcudia. Infelizmente, a maior parte de seu período inicial foi destruído para a construção de novos edifícios, logo depois que a cidade foi reconquistada pelo rei Alfonso X “El Sábio” em 1265.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar da destruição promovida, Elche conserva alguns edifícios e construções do período árabe de grande relevância, caso da Torre de Calahora.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta robusta torre tinha a função de uma pequena fortaleza para proteger uma das portas principais da muralha árabe. Pertence ao período almohade (final do século XII e princípio do XIII), uma das poucas existentes em toda a Comunidade Valenciana desta época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre pode ser visitada e vale a pena adentrar-se e descobrir suas dependências e obras artísticas, como o espaço de origem árabe conhecido como Almudín, onde se armazenava trigo e outros cereais. As primeiras notícias a respeito de sua existência datam de 1442 e também foi utilizado como bodega, para armazenar o vinho. Está formado por três estâncias abovedadas, como vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma parte do Almudín transformou-se numa sala utilizada por uma loja maçônica fundada em 1878, decorada com pinturas esotéricas relacionadas com o antigo Egito, realizadas por Pedro Ibarra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos andares superiores da torre, estão expostos vários quadros interessantes, como este anônimo do século XVII, em que se representa o Descendimento de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das obras do pintor valenciano Joaquín Sorolla também pode ser vista, um dos inúmeros quadros por ele realizado em que retrata paisagens litorâneas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO artista Muñoz Degrain realizou um encantador quadro de características impressionistas denominado “Alhambra”, inspirado no monumento fundamental da arquitetura nazarí, o Palácio da Alhambra, localizado em Granada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO próprio palácio serviu de inspiração para uma das salas mais belas da torre, decorada com cerâmicas e paisagens pintadas relacionadas à própria cidade de Elche, como seu Palmeiral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a bela escada de acesso às salas superiores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas escavações estão sendo realizadas, permitindo a descoberta dos banhos árabes

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns destes banhos árabes escaparam do desaparecimento por estarem situados no sótão de um convento. Pertencente ao século XII, estão compostos por três salas paralelas e com o teto em forma de bôveda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstas relíquias se encontram no Convento de la Merced, fundado no século XIII, ainda que reformado posteriormente, principalmente nos séculos XVIII e XIX, como o claustro que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com uma foto de sua fachada principal, do século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Belo post, deu vontade de conhecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s