Alcázar de Elche e Museu Arqueológico

Um dos principais monumentos históricos de Elche é o Alcázar de la Señoria, que foi a residência dos governantes da cidade entre os séculos XV e XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém conhecido como Palácio Altamira, esta fortaleza é uma das mais importantes de toda a Província de Alicante. Nele encontramos restos da etapa árabe da cidade, datados entre os séculos XI e XIII, mas a maior parte da construção pertence aos séculos XV e XVI, como sua muralha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor seu caráter de fortaleza militar, acolheu a personagens importantes, como o rei Jaime II, Pedro IV e os Reis Católicos. Sua fachada principal compreende duas torres semicirculares e a denominada Torre de Homenagem, de planta quadrada, que vemos acima. Abaixo, vemos o Pátio de Armas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm seu interior se conserva uma parte da muralha árabe e uma de suas portas (final do século X e princípio do XI).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita ao Alcázar se complemente com o Museu Arqueológico e Histórico de Elche (MAHE), situado numa parte reformada para acolher suas inúmeras peças (2006)

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Arqueológico foi criado por Alejandro Ramos Falqués, principal arqueólogo do recinto de Alcúdia, local onde foram encontradas muitas das obras expostas e situada a pouca distância de Elche.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInaugurado em 1940, sua coleção de peças arqueológicas foi declarada Monumento Histórico-Artístico em 1962, fato que revela sua importância. Em suas diversas salas, a exposição permanente nos permite conhecer os diversos períodos por que passou a cidade de de Elche, com peças representativas de cada período e seu contexto histórico.Cada sala corresponde a um determinado período, e a tecnologia está presente em todo o trajeto do museu, tornando a visita didática e atraente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Elche povoada pelos iberos denominava-se Ilici (século V a I aC), e sua localização se encontrava a 3 km da cidade atual. Desta época, podemos admirar diversas obras de interesse, como o Vaso de Tanit, decorado com a figura de uma divindade relacionada com deusas femininas ligadas à cultura grega, como Deméter, ou às divindades de origem púnicas, como Tanit.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs vários aspectos do mundo ibérico são apresentados, com destaque para o mundo dos mortos e as esculturas a ele relacionados, representando a animais como o touro, a vaca e o leão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Museu Arqueológico vemos uma réplica da escultura ibérica mais famosa que existe, a Dama de Elche, cujo original se encontra no Museu Arqueológico Nacional de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir do século I aC com a chegada dos romanos, Elche passou a ser uma colônia com o nome de Iulia Ilici Augusta. Deste período selecionei uma belíssima peça, o chamado Eros de Algorós. Esculpida em mármore branco, tinha a função de cobertura de um sarcófago infantil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s