Palmeiral de Elche – Patrimônio da Humanidade

Quando imaginamos uma paisagem repleta de palmeiras, logo nos vem à mente as convidativas praias do nordeste brasileiro. Porém, esta bela espécie vegetal não é exclusiva dos países tropicais e a cidade de Elche é o maior exemplo disso. De fato,Elche é considerada como o “Palmeiral de Europa“, concentrando a maior quantidade de palmeiras de todo o continente, entre 200 e 300 mil, números que representam 85% das palmeiras existentes na Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA grande família das Palmeiras inclui ao redor de 2800 espécies distintas. Dentre elas, a conhecida como Palmeira Datilera conforma a maioria das existentes na cidade, sendo que foi a primeira de porte arbóreo a ser cultivada pelo homem civilizado, como demonstram gravados egípcios de mais de 5 mil anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA vida da Palmeira Datilera oscila entre 200 e 300 anos, alcançando uma altura de até 30m. Seu fruto, o dátil, é saboroso e de alto valor energético. Suas folhas adquirem uma cor amarelada, sendo utilizada como matéria prima para a confecção de cestas, chapéus e outros produtos artesanais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbundante em toda a região mediterrânea, as palmeiras foram e continuam sendo a base econômica e agrícola de muitos países do  norte da África. Na realidade, não são árvores, nem possuem madeira propriamente dita. Integram o conjunto das denominadas plantas herbáceas de porte gigante, compostas por fibra vegetal, que a tornam resistentes e flexíveis ao vento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm Elche, as palmeiras formam verdadeiros bosques urbanos, dividindo o espaço com edifícios e construções numa interessante simbiose. Os locais onde se concentram se denominam hortas, que exploram sua produção, enquanto que em outros lugares possuem um efeito ornamental. Atualmente, existem 95 hortas na cidade, das quais a metade pertencem à prefeitura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExiste unanimidade em afirmar a origem do Palmeiral de Elche aos fenícios, ou seja, sua existência na cidade remonta a aproximadamente entre 2 mil e 2500 anos. Provavelmente, as palmeiras faziam parte da dieta fenícia  em suas travessias marítimas e encontraram na Espanha o habitat perfeito para seu desenvolvimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor outro lado, as técnicas de cultivo e irrigação se devem aos árabes. Hábeis agricultores nas regiões mais secas do planeta, os árabes foram capazes de tirar proveito de uma terra que, aparentemente, não era adequada para seu cultivo em Elche. Além de construir um eficiente sistema de irrigação, desenvolveram um sistema de cultivo que passou a ser conhecido como Agricultura Intensiva, e as colheitas atuais continuam utilizando os mesmos métodos idealizados pelos árabes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas das palmeiras existentes em Elche adquiriram uma curiosa forma derivada de problemas relacionados com seu crescimento, criando uma posição mais horizontal, mas sem chegar a cair.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstas curiosas formações de palmeiras são conhecidas como Pipa, e a mais comprida da cidade se denomina Pipa de Sempere, que recebe o nome da horta onde se encontra. Uma técnica habitual que se utiliza para que não caia é colocar um pequeno pedaço de tronco na sua extremidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÀs vezes, o crescimento da planta ocorre de forma espiral….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Palmeiral de Elche foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, graças à sua importância ecológica e a extensão de seus bosques na cidade. Um dos locais mais belos onde podemos apreciá-lo é a Horta del Cura, que veremos na próxima matéria…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s