Um Passeio por Ciudad Real

Na matéria de hoje veremos dois lugares emblemáticos de Ciudad Real. Iniciamos nosso tour virtual pela principal praça da localidade, a Praça Maior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta praça é um dos principais pontos de encontro de seus habitantes, e desde séculos é o centro político e administrativo da cidade. Nela podemos observar a Antiga Casa Consistorial, construída no século XV. Também chamada de Casa del Arco, pela estrutura que foi colocada na parte inferior do edifício em 1619, desde há muito tempo padece de problemas estruturais por motivos vários, como o Terremoto de Lisboa (1755), que também afetou Ciudad Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1864, a Antiga Casa Consistorial foi declarada em ruínas, e quatro anos depois se construiu uma nova sede para a Prefeitura, que também foi derrubada. Em 2005, se instalou na parte superior da Antiga Casa Consistorial um relógio. Em determinadas horas do dia, aparecem pela porta as figuras de D. Quixote (lendo um livro) e Sancho Pança, para celebrar o quarto centenário da primeira parte da novela mais famosa de Cervantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo outro lado da praça, em frente à antiga Casa Consistorial, se construiu em 1976 o curioso edifício do atual Ayuntamiento de Ciudad Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO arquiteto que o projetou, Fernando Higueras, se inspirou na arquitetura gótica, colocando uma série de pináculos. Sua cobertura metálica é própria de cidades nórdicas, pois sua estrutura inclinada impede a acumulação de neve.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça está presidida por uma escultura do Rei Alfonso X “El Sábio”, fundador da cidade, como vimos no post inicial sobre Ciudad Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um dos edifícios que integram o espaço arquitetônico da praça…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando estive em Ciudad Real, várias vezes passava pela Praça Maior por sua localização central, em busca de novos lugares por descobrir. A igreja gótica mais antiga das três que possui a cidade é a de Santiago, de finais do século XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte exterior da igreja é de grande simplicidade, destacando sua torre quadrada…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da Igreja de Santiago está composto por 3 naves, e uma impressionante cobertura decorada com artesanato mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Altar Maior esteve, em tempos passados, presidido por uma imagem do Apóstolo Santiago que foi colocada num retábulo barroco, ambos destruídos durante a Guerra Civil Espanhola. De fato, esta igreja foi uma das construções mais castigadas pela guerra em Ciudad Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFelizmente, entre 1985 e 1989 a igreja foi restaurada, devolvendo-lhe o aspecto gótico que sempre possuiu. Finalizamos o post com a Cruz da Ordem de Santiago, que vemos no solo em frente ao templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s