Um Passeio por Ciudad Real – Parte 2

Continuando nosso passeio por Ciudad Real, hoje veremos alguns monumentos dedicados a personagens ilustres da Espanha, que foram homenageados com estátuas pelas ruas e praças da cidade, como o monarca Juan II de Castilla (1405/1454), que concedeu o título de cidade a anteriormente denominada Villa Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2015 se comemorou o quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila, Doutora da Igreja Católica e reformadora da Ordem das Carmelitas. Abaixo, vemos uma estátua da Virgem do Carmen, colocada em frente ao Convento das Carmelitas Descalças, construído no século XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEnquanto Santa Teresa de Jesus se encarregou de fundar diversos conventos femininos para a Ordem das Carmelitas Descalças, seu companheiro San Juan de Ávila realizou o mesmo para os conventos masculinos. A seguir vemos um monumento em sua memória.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Ordem das Mercedárias também fundou um convento em Ciudad Real, no século XVII. Abaixo, vemos sua igreja do século XVIII, presidida por uma imagem da Imaculada, junto ao escudo da ordem e da família fundadora da instituição. Depois da Desamortização de Mendizábal, transformou-se num instituto educacional e atualmente foi convertido num centro de exposições.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da catedral situa-se a casa mais antiga conservada na cidade, do século XV. Nela nasceu em 1451 Hernán Pérez de Pulgar, capitão geral e historiador que prestou serviços aos Reis Católicos. Hoje em dia funciona como o Museu López Villaseñor, dedicado a este pintor considerado um dos maiores expoentes da Pintura Espanhola da segunda metade do século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACiudad Real conta com um dos maiores porcentagens de área verde por habitante do país. Uma das mais populares e histórica é o Jardim de Gasset, inaugurado em 1915.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO grande  destaque do parque é a Fonte Talaverana, ricamente decorada com cerâmicas de Talavera de la Reina (Comunidade de Castilla La Mancha), um dos mais tradicionais centros produtores de cerâmica do país. Para compreender a importância da cerâmica talaverana, vejam a matéria publicada sobre ela em 4/10/2013.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs bancos também foram ornamentados com belos painéis de azulejos, que retratam cenas da famosa novela de Cervantes

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste parque, com cerca de 90 mil metros quadrados, é o mais antigo da cidade, e seu nome é uma referência a Rafael Gasset Chinchilla, que foi deputado por Ciudad Real. Um de seus maiores méritos foi trazer água para seus habitantes, e por este motivo recebeu uma justa homenagem com uma escultura realizada em 1933.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAinda tive tempo de ver a Praça de Touros da cidade, inaugurada em 1843. Com capacidade para quase 8 mil espectadores, seu projeto se deve ao  arquiteto Manuel Gómez, e foi várias vezes reformada. O destaque fica por conta de sua porta principal, composta por Arcos de Ferradura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s