Comércios Históricos de Madrid – Parte 6

Prosseguindo com a série sobre os Comércios Históricos de Madrid, hoje veremos outros dos estabelecimentos considerados centenários da cidade. O primeiro é uma peluquería, ou se vocês preferirem, uma barbearia, situada na Calle de Santa Isabel. Chamada de a Gran Peluquería  Vallejo, logo desperta a atenção por sua belíssima fachada decorada com azulejos originais de princípio do século XX.

20160902_133529O negócio foi fundado em 1916, estando considerado como uma das barbearias mais antigas de Madrid, e até hoje permanece sendo um estabelecimento familiar, que passou de de pai para filhos.20160902_133547O belo conjunto de azulejos foram realizados por artesãos de Talavera de la Reina, cidade da Província de Toledo com grande tradição histórica em sua elaboração. O interior conservam as cadeiras, a caixa registradora, assim como utensílios de época, como navalhas, secadores de cabelos, todos eles originais. Abaixo, vemos a placa concedida pela Prefeitura que comprova sua antiguidade.

20160902_133607Outro comércio de grande tradição no seu ramo é a Casa de Manuel Riesgo, situada na Calle del Desengaño.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste estabelecimento se especializou na fabricação e venda de produtos químicos, principalmente matérias primas destinadas a vários tipos de indústrias. Fundado em 1866, preserva em seu interior o balcão original, bem como os armários onde são depositados a imensa variedade de produtos que elaboram.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAExistem muitos comércios antigos que se dedicaram à fabricação de artigos religiosos, como imagens devocionais, ornamentos, peças para presépios e restaurações. Um exemplo é a Casa Nazaret, fundada em 1888.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros conservam a simplicidade de sua fachada de pequeno armazém, como a Casa Vega. Situada na Calle de Toledo, sempre pertenceu à mesma família, sendo inaugurada por Mariano de la Vega, bisavô do atual proprietário. Fundada em 1860, vende artigos feitos de corda e palha, principalmente para os ramos da pecuária e da agricultura, entre outros tipos de objetos. Uma pena que estava fechada, quando lá estive…OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Calle de Toledo, situada ao lado da Plaza Mayor, é um verdadeiro reduto de Comércios Históricos. Alguns deles se especializaram na fabricação de alpargatas, como a Casa Hernanz, que abriu suas portas em 1860.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO comércio tornou-se famoso a nível mundial por fazer parte de uma matéria que foi publicada no New York Times. Os números não desmentem a fama, pois vende cerca de 100 mil pares de alpargatas por ano. Sua produção é artesanal, feitas à mão e se podem encontrar até 36 cores diferentes. Também vedem objetos de palha, como vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm pouco mais abaixo se encontra a Casa Lobo, também fabricante de alpargatas, desde 1897…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADeterminados comércios foram reformados ao longo dos anos e perderam sua originalidade histórica, salvo por pequenos detalhes existentes. Este é o caso dos Almacenes El Botijo, situado em frente à Casa Lobo. Sua origem se remonta ao ano 1754, convertendo-o num dos estabelecimentos mais antigos de Madrid. Antigamente, na Calle de Toledo paravam as diligências  que vinham de Toledo e outras cidades próximas. Nos dias quentes, ofereciam aos passageiros um botijo de cor vermelha, isto é, uma vasilha feita de barro com água fresca, que ainda podemos ver em sua fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, o comércio vendia de tudo, como um armazém, mas hoje se dedica à venda de perfumes e drogaria.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s