Hoje veremos outros belos e curiosos exemplos de Farmácias Antigas de Madrid, das muitas existentes na cidade. Localizada na Calle de San Bernardo, a Farmácia Deleuze parece que foi fundada em 1780, segundo o que diz sua placa comemorativa, ainda que na fachada do estabelecimento apareça a data de 1834.
O interior decorado no estilo rococó desta farmácia é um dos mais bonitos entre todos que tive a oportunidade de conhecer.
Frascos de porcelana produzidos na desaparecida Real Fábrica de Porcelana del Buen Retiro, antigamente situada na Parque do Retiro, embelezam ainda mais a farmácia…
O armário que ainda se utiliza é uma mostra do requinte e do cuidado artesanal de épocas passadas.
Em muitas das farmácias antigas, é comum ver a dois dos nomes mais famosos associados à medicina, como Galeno de Pérgamo e Hipócrates. O primeiro foi um médico grego, e sua influência dominou a medicina europeia durante mais de 1000 anos. O segundo é considerado o Pai da Medicina. Ambos estão representados na Farmácia Deleuze.
A Farmácia León deve seu nome à rua onde está situada, em pleno Bairro das Letras de Madrid. Fundada em 1700, infelizmente sua fachada anda meio descuidada.
Apesar disso, os azulejos em azul e branco que a decoram se encontram em bom estado.
A decoração exterior é do século XIX, realizada segundo o aspecto que o estabelecimento teve originalmente.
A Farmácia León possui uma cova onde os vizinhos ´que viviam ao lado do negócio se refugiavam durante os bombardeios realizados na Guerra Civil (1936/1939). Outro estabelecimento que conserva seus azulejos decorativos na fachada é o conhecido Laboratórios de Especialidades Juanse, situado no Bairro de Malasaña.
O negócio foi inaugurado em 1892, mas os azulejos foram colocados em 1925, constituindo genuínas propagandas comerciais dos remédios da época.
O conjunto de azulejos foram realizados por dois dos ceramistas mais destacados do momento, Marcelino Domingo e Enrique Guijo. Alguns são bem divertidos, outros alertam para o tabagismo, mas na farmácia existiam alguns que não eram tão prejudiciais….
Os painéis de azulejos estiveram ocultos durante muito tempo a partir da década de 40 do século passado, já que a publicidade nas paredes exteriores dos comércios estavam submetidas a impostos.