Igreja de Santiago – Turégano

Turégano possui, dentro de seu patrimônio histórico-artístico, duas igrejas de origem românico. A primeira que vamos ver é a Igreja de Santiago, situada ao lado da Praça Maior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção foi ordenada pelo Bispo D.Pedro de Agén, quando a vila foi doada ao Bispado de Segóvia, no princípio do século XIII. Na fachada, podemos observar uma escultura do Apóstolo Santiago à cavalo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo foi alvo de diversas reformas ao longo dos séculos, que descaracterizaram seu formato original, exceçao feita ao ábside, que conserva sua fábrica românica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma foto do interior da igreja, presidida por um altar rococó dourado realizado em 1762 pelo artista segoviano Francisco Rodríguez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior do retábulo vemos o Apóstolo Santiago, Padroeiro da Espanha…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe grande interesse por sua beleza escultórica é esta figura de Cristo, que adorna um de seus retábulos laterais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPodemos contemplar também uma bela Pia Batismal Românica

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esta igreja tornou-se famosa entre os estudiosos e amantes do estilo românico graças a uma descoberta feita no final do século XX, durante obras de limpeza no retábulo maior. Ocultos na parte traseira do retábulo, junto ao àbside, foram encontrados um excepcional conjunto de esculturas românicas, que conservam parte de sua policromia original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA escultura do lado esquerdo representa o Apóstolo Santiago, ao lado de capitéis figurativos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo lado direito vemos uma representação característica do estilo românico, Cristo em majestade rodeado pelos Tetramorfos, como sao conhecidas as figuras zoomórficas representativas dos 4 apóstolos evangelistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo da figura de Cristo, vemos duas figuras que podem representar a Virgem e o Apóstolo São João, ou mesmo peregrinos do Caminho de Santiago que contemplam a imagem do Apóstolo Santiago. Na parte inferior, outras três figuras estão associadas ao rei Fernando III, sua mulher Beatriz de Suábia e um Bispo de Segóvia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASe conservam também algumas pinturas murais românicas, com motivos geométricos e um anjo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA originalidade destas esculturas é sua própria localização, no ábside, algo difícil de encontrar em templos românicos. O retábulo maior foi ligeiramente removido, para criar um espaço onde podemos admirar estas belas esculturas. Por sua importância, a Igreja de Santiago de Turégano foi declarada Monumento Histórico-Artístico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s