A Muralha de Ávila

Na Espanha, quando nos referimos às muralhas que circundavam as cidades em tempos antigos, existem duas referências obrigatórias: a Muralha de Lugo, construída em época romana, e a Muralha de Ávila. Digo isso em função do seu grau de conservação e de seu  extenso perímetro, constituindo os exemplos perfeitos do sistema defensivo básico existente desde o período romano, que atingiu seu ápice na Idade Média. A Muralha de Lugo ainda nao tive a oportunidade de conhecer, mas pude contemplar inúmeras vezes a Muralha de Ávila

20160612_124733Existem várias teorias a respeito de sua construção, e a mais aceita diz que foi levantada no século XII, durante a reconquista da cidade e seu posterior repovoamento. Este dado lhe confere a designação de um cerco defensivo pertencente à arquitetura militar do período românico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Muralha de Ávila é monumental por sua data construtiva, tamanho e grau de conservação. Ao contrário da maioria das cidades, que perderam suas muralhas medievais em função do processo de ampliação urbana que sucedeu em toda a Europa a partir do século XVIII, a Muralha de Ávila pôde sobreviver graças ao título de Monumento Nacional que recebeu em 1884.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi levantada, provavelmente, sobre os restos de muralhas anteriores. Inclusive, foram utilizadas peças procedentes de outras épocas, como estelas funerárias provenientes de um antigo cemitério, que incluíam inscrições com o nome do defunto, sua origem e profissão. Podemos observar em seus grossos muros tumbas datadas de época romana, denominadas Cistas, onde eram depositadas as cinzas dos corpos incinerados. Algumas delas eram talhadas em cerâmica, outras em pedra, como as que vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPossui um perímetro de 2545m, estando composta por 87 cubos (torres defensivas) e 9 portas de acesso, que veremos na próxima matéria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ possível percorrer todo seu perímetro pelo lado exterior, algo que recomendo num passeio pela cidade. Algumas zonas habilitadas como O Paseo del Rastro, por exemplo, se tornaram um local de ócio para a população local, e um bom ponto para contemplar sua grandeza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte superior da muralha está formada por um passeio de ronda denominado Adarve. Trata-se de um corredor situado sobre o conjunto defensivo que permitia o rápido deslocamento das tropas em seus trabalhos de vigilância ou durante os combates frente ao inimigo. Mediante uma pequena entrada, foi habilitada uma zona de cerca de 1700m, onde podemos percorrer a muralha desde o adarve e vê-la sob uma perspectiva diferente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de sua declaração como Monumento Nacional em 1884, a Muralha de Ávila recebeu outros títulos que reafirmaram sua importância, como Conjunto Histórico-Artístico em 1982 e Patrimônio da Humanidade em 1985, junto com o centro histórico da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s