A Catedral de Ávila

A Catedral de San Salvador de Ávila é considerada um dos primeiros templos góticos da Espanha. Seu aspecto de fortaleza impressiona, quando a contemplamos por primeira vez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua história se remonta às origens da sede episcopal de Ávila, durante o período romano, e com a chegada do primeiro Bispo da cidade, San Segundo, no ano 63 dC. Durante a época visigoda, Ávila permaneceu como sede episcopal, mas com a conquista muçulmana foi abandonada. Com a reconquista de Alfonso VI e o repovoamento promovido por seu genro Raimundo de Borgonha, a cidade foi fortificada, construindo-se um primeiro templo dedicado a San Salvador. Este templo de estilo românico não chegou a ser finalizado, pois foi substituído pela atual igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA teoria exposta acima é a mais aceita no que diz respeito à construção do templo. Foi projetada por Girald Frunchel, reconhecido arquiteto francês já em sua época, que trouxe as primitivas formas do gótico da França. A primeira parte edificada corresponde, na realidade, ao estilo de transição do românico ao gótico, a partir do ano 1170. Desta época inicial corresponde o ábside da catedral, que integra as Muralhas de Ávila, um fato curioso e único entre as Catedrais da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs obras da catedral duraram cerca de 300 anos. Com a morte de Frunchel, o projeto original foi modificado, realizando-se um templo com 3 naves no estilo gótico pleno, a partir do século XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém das naves, no século XIII se realizou o primeiro corpo das torres, das quais se construiu apenas uma. No século XIV se construiu o claustro, e as últimas intervenções na Catedral de Ávila foram efetuadas no século XV até mediados do XVI, quando finalizaram-se as obras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a porta de entrada ao templo, composta por um arco circular decorado com medalhões e motivos florais. Nas laterais, vemos a presença de dois selvagens, que protegem a entrada do recinto sagrado, conhecidos como Gog e Magog.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte lateral da igreja encontramos a Porta dos Apóstolos, que inicialmente esteve situada entre as torres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte lateral da porta vemos os apóstolos. A cena principal representa o Juízo Final, com Cristo como rei dentro de uma mandorla, rodeado por anjos. Realizada aproximadamente em 1300, no ano 1470 foi removida pelo arquiteto Juan Guas à sua localização atual.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo interior da catedral destacam inúmeras obras de arte, como o Trascoro, por exemplo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADecorado de forma magistral por Lucas Giraldo e Juan Rodríguez, seus relevos foram realizados com um grande naturalismo. Representam episódios da infância de Cristo, entre os quais a Epifania, onde o Rei Baltazar aparece de negro. Este conjunto escultórico renascentista pertence à última fase construtiva da catedral, sendo iniciado a partir de 1527.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Catedral de Ávila se conservam belíssimos vitrais dos séculos XV e XVI, como vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns deles foram destruídos durante o Terremoto de Lisboa de 1755. No século XX, foram restaurados, com tonalidades claras e formas geométricas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, veremos a segunda parte dedicada à Catedral de San Salvador de Ávila

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s