Igrejas Românicas: Ávila

Ávila possui um enorme e importante patrimônio histórico relacionado à Arquitetura Românica. De fato, junto com as cidades de Segóvia e Zamora, Ávila conta com a maior quantidade de Igrejas Românicas de toda Espanha. Algumas delas já foram matéria aqui no blog, como a maravilhosa Basílica de San Vicente (publicada em 22/7/2012) e a Igreja de San Pedro (post intitulado “Românico em Ávila”, publicado em 30/7/2012). Hoje veremos outros templos edificados neste estilo, que podem ser conhecidos numa visita à cidade. Em sua maioria, foram construídas no século XII, e todas elas receberam o título de Monumento Nacional, outorgado àqueles monumentos representativos da história do país e que sao protegidos por lei. A única Igreja Românica situada dentro das muralhas de Ávila é a Igreja de San Esteban, cujo aspecto atual é o resultado de reformas realizadas a partir do século XVI. O ábside é original do período românico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADedicada ao padroeiro da cidade, a Igreja de San Segundo também foi reformada no século XVI. Inicialmente estava dedicada a São Sebastião, titularidade que mudou com a descoberta no século XVI de restos humanos que foram atribuídos a San Segundo, primeiro Bispo de Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs três ábsides que a constituem são originais, bem como uma das portas de acesso ao templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos capitéis românicos que decoram a porta, mas que estão muito erosionados pela ação do tempo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA espadaña foi colocada em época posterior à construção da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Nicolás foi construída na segunda metade do século XII, numa zona ocupada tradicionalmente por artesãos e abundante população mourisca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi consagrada pelo Bispo Jacobo de Ávila em 1198 e em 1980 recebeu o título de Monumento Histórico-Artístico. O destaque fica por conta de sua imponente torre e uma das portas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das igrejas mais antigas de Ávila, a Igreja de San Andrés destaca-se na paisagem urbana da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAparece documentada por primeira vez em 1250, mas sua construção é anterior. Monumento Nacional desde 1923, foi restaurada duas vezes no século XX, na década de 30 e nos anos 60.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruída com pedra arenítica, destaca-se por seu tamanho e sua bela torre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAcima vemos os ábsides semicirculares da igreja, característicos da Arquitetura Românica. Os arcos de meio ponto, também semicirculares, podem ser observados na torre e nas portas de entrada, e constituem outro dos elementos associados ao estilo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA escultura, depois de um longo período de abandono a partir da queda do Império Romano, voltou a ser realizada no Românico, como um elemento associado à arquitetura. Os capitéis que rematam as colunas foram decorados com esculturas que representam motivos florais, animais e cenas religiosas.Abaixo, vemos um dos capitéis que ornamentam a porta de acesso à Igreja de San Andrés.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s