Belas Igrejas de Ávila

O patrimônio religioso de Ávila é riquíssimo, como vocês têm tido a oportunidade de ver nesta série sobre a cidade. O estilo românico é o predominante dos templos e paróquias que integram o centro histórico. Outro exemplo de um templo de origem românico é a Igreja de Santo Tomé, edificada no século XII. Ao longo de sua dilatada história, sofreu várias remodelações para adaptá-la às funções que exerceu, além de de sua finalidade religiosa primordial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo século XVI passou a ser utilizada como local de armazenamento de cereais, motivo pelo qual as naves da igreja foram separadas. No princípio do século XX, seu espaço interior foi usado como garagem. Abaixo, vemos a porta de entrada da igreja, que conserva sua fábrica românica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, a Igreja de Santo Tomé forma parte do Museu Provincial de Ávila, que vimos recentemente no blog, como um armazém de peças arqueológicas de grandes dimensões encontradas na cidade e na província.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local é aberto à visitação, e vale a pena conhecê-lo por sua notável coleçao de Verracos, esculturas zoomórficas de época celtíbera, que também foi tema de uma matéria publicada, entre outros objetos arqueológicos. Lápides funerárias nos mostram as variadas culturas que deixaram seu legado pela história de Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu conserva uma grande mosaico romano datado do século III dC, procedente da vila romana de Magazos, situada na Província de Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do período românico, o Renascimento é outra das correntes artísticas que podemos apreciar em suas construções, principalmente nos inúmeros palácios nobres espalhados pela cidade. No plano religioso, a denominada Capela de Mosén Rubí é uma mostra excepcional do estilo, sendo considerada uma obra capital do Renascimento em Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, trata-se da capela funerária de Mosén Rubí (Mosén é um antigo nome de tratamento reservado à igreja), cujo nome verdadeiro era Robin de Braquemont. Existem várias lendas associadas a este templo. Alguns dizem que tornou-se a primeira loja maçônica da Espanha, outros que foi construído sobre uma antiga sinagoga medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construção religiosa de grande importância na cidade é o Real Monastério de Santa Ana, um antigo convento feminino da Ordem Cistercense, fundado na primeira metade do século XIV pelo Bispo Sancho Dávila. O exterior é de grande austeridade, característica desta ordem religiosa, com destaque para sua Espadaña. No lado direito da foto abaixo, vemos a bandeira da Comunidade de Castilla y León, à qual pertence Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste monastério possui uma grande importância histórica, pois nele passou várias temporadas  a rainha Isabel La Católica. Seu interior se articula por um enorme claustro composto por 3 níveis e concluído em 1596, caso único nos claustros da época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Monastério de Santa Ana esteve habitado pelas freiras até 1978, e em 1982 foi declarado Monumento Nacional. Atualmente suas dependências foram ocupadas por uma oficina governamental, sendo que o antigo claustro pode ser visitado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cidade encontramos também singelas ermitas, como a Ermita do Cristo da Luz, localizada próxima ao Monastério de Santa Ana,  construida no século XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADentro das muralhas encontramos a Capela de N.Sra de las Nieves, levantada no século XVI sobre uma das sinagogas medievais que haviam na cidade. Sua construção foi patrocinada por María Dávila, que possuía o cargo de Virreina de Sicília. Sua fachada é sóbria, quebrada apenas por um relevo escultórico da Anunciação e o escudo da promotora da capela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s