Parque Regional del Sureste

A última reserva natural criada para proteger as águas do Rio Manzanares, o Parque Regional del Sureste (Sudeste, em português) foi inaugurado em 1994.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituado na zona sudeste da Comunidade de Madrid, o que explica seu nome, esta reserva possui mais de 31 mil hectares, protegendo o curso médio e baixo nao só do Manzanares, como também do Rio Jarama, curso fluvial onde desemboca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO meio natural onde se localiza está altamente humanizado, pois seu entorno está cercado por 16 municípios que compõem a zona metropolitana de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADo ponto de vista geográfico, predominam os cerros e as planícies onde se cultivam cereais e olivas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parque possui vários assentamentos arqueológicos e paleontológicos, demostrando que a zona onde se localiza foi ocupada a milhares de anos atrás.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANumerosas espécies de animais habitam o parque, com destaque para os mamíferos como o gato montês, o javali, a lebre e a raposa. Cerca de 120 espécies de aves podem ser vistas, que encontram alimento na vegetação ribeirinha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parque Regional del Sureste possui uma enorme importância ambiental, devido à interação entre os ecossistemas e as atividades humanas realizadas ao longo do tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste parque é um dos mais desconhecidos da Comunidade de Madrid. Tive a oportunidade de visitá-lo como parte do curso de história sobre Madrid que realizei, junto com o grupo de alunos. Então, a rica vegetação do parque desbordava em todo seu esplendor, como podemos ver nas imagens.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra de suas atrações constituem as várias zonas úmidas existentes, como a Lagoa del Campillo, criada artificialmente para a extração de areia, matéria prima utilizada na construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste parque natural é perfeito para as caminhadas e o passeio em bicicleta, existindo várias trilhas que podem ser percorridas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s