Museu Naval – Madrid

O Paseo del Prado de Madrid é conhecido internacionalmente graças a presença em seu perímetro de três museus , todos eles referências no mundo artístico: O Museu Nacional del Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza, além da CaixaForun, um espaço cultural que acolhe excelentes exposições temporárias. Além do mais, é nesta maravilhosa alameda que se situa outro museu igualmente excepcional, infelizmente pouco conhecido do grande público, o Museu Naval de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Naval está sediado no primeiro andar do Quartel General  de la Armada Espanhola, um edifício neogótico projetado pelos arquitetos José Espelius e Francisco Javier de Luque. Sua construção foi iniciada em 1925 e inaugurado três anos depois. Na fachada sao abundantes os detalhes históricos, como vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Naval esteve sediado em várias outros lugares e em 1932 foi levado ao local atual. Sua origem se remonta a 1792, devido à iniciativa de D.Antonio Valdéz y Fernández Bazán, secretário da marinha do Rei Carlos IV. No entanto, os constantes conflitos políticos da época fez com que fosse inaugurado somente em 1843, pela Rainha Isabel II.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe titularidade estatal, é administrado pelo Ministério da Defesa, e seu  objetivo é a investigação, conservação e difusão da história marítima espanhola, algo que é capaz de realizar de maneira esplêndida, em função do maravilhoso acervo que possui.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASua rica coleção de objetos procedem das valiosas aportações da Casa Real, da Secretaria da Marinha e de várias outras instituições, além de doações efetuadas por particulares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm suas 25 salas dispostas cronologicamente (do século XV aos dias atuais), o museu mostra não só a história da Marinha Espanhola, os marinheiros ilustres, os combates navais mais importantes, como também os sistemas de construção naval e sua evolução tecnológica,  os campos da astronomia e cartografia, além das principais descobertas e expedições espanholas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post vocês poderão conhecer algumas das principais peças deste incrível e imperdível museu…

1 comentário Adicione o seu

  1. Que lindas fotografias,tenho uma paixão pelo mar, trabalhei certo tempo em seguros marítimos, sempre tivemos barcos até fui classificado para ser oficial da Marinha de Guerra da Holanda. Então vou agendar uma visita para este “Museo Naval” na minha próxima viagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s