Real Colégio de Donzelas: Parte 2

A igreja do Real Colégio de Donzelas Nobres de Toledo foi construída a partir de 1565. De planta de cruz latina, foi realizada no estilo renascentista com elementos da fase inicial do barroco. Como vimos na matéria anterior, em seu centro foi colocado o sepulcro do Cardeal Silíceo, fundador da instituição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO arquiteto responsável de sua construçao foi José Hernández Sierra, sendo finalizada no século XVII. Conserva belos retábulos barrocos, como os dedicados à Virgem do Poço (Virgen del Pozo, em espanhol) e a Sao Jerônimo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja recebeu a titularidade de N.Sra dos Remédios, cuja representação podemos observar no Retábulo Maior, segurando o Menino Jesus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo quadro, a Virgem é reverenciada pelo Cardeal Silíceo no lado esquerdo e pelas donzelas, no lado direito, obra de Alejandro Sémino. No interior da igreja haviam três quadros de El Greco, atualmente na Catedral de Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa entrada da igreja foram colocados dois coros distintos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO coro inferior recebia a comunidade religiosa (Coro de los Capellanes), e o superior as donzelas, protegidos por um bonito portão de ferro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil Espanhola do século XX, o Real Colégio de Donzelas Nobres transformou-se num hospital de sangue, acolhendo a feridos tanto do grupo nacionalista, quanto do republicano. Em 1936, quatro membros da comunidade religiosa do colégio foram assassinados. A instituição funcionou até o final dos anos 90 do século passado, momento em que se converteu em residência universitária. Abaixo, vemos um quadro do Cardeal Silíceo, situado no interior da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o Real Colégio está administrado por um patronato real, sendo alguns de seus principais membros o Rei da Espanha e o Arcebispo de Toledo. Incorporado aos denominados Reais Sítios, formado por um conjunto de 16 palácios, monastérios e conventos, pertence ao Patrimônio Nacional, órgão público responsável dos bens estatais procedentes do legado da Coroa Espanhola. Em 1999, o Real Colégio de Donzelas Nobres de Toledo foi declarado Bem de Interesse Cultural (BIC).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s