Real Bodega de Carlos III

A Espanha é um país de grande tradição vinícola. Seus vinhos sao apreciados no mundo inteiro e a  grande maioria de suas bodegas podem ser visitadas, sendo que algumas delas receberam prêmios internacionais de arquitetura por sua complexidade e beleza. Existem, inclusive, bodegas históricas que continuam elaborando produtos de grande qualidade, caso da Real Bodega de Carlos III.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATive a oportunidade de visitá-la como parte do curso sobre a História de Madrid que realizei tempos atrás, junto com o grupo de alunos e professores. Situa-se a apenas 5 km do centro de Aranjuez, esta belíssima cidade considerada um Real Sítio da Coroa Espanhola, e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco (muitas matérias já foram publicadas sobre Aranjuez, por sua importância monumental e histórica). Esta impressionante bodega integra o denominado Real Cortijo de San Isidro, criado em 1771 por ordem do Rei Carlos III dentro de uma política de desenvolvimento agrícola (produção de cereais, vinhos e azeite) e da pecuária. Uma pequena cidade foi construída, com casas para os agricultores, a referida bodega, e uma bela ermita, edificada no estilo neoclássico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a morte de Carlos III, o local entrou em decadência pois eu filho, o Rei Carlos IV, nao mostrou interesse em seu desenvolvimento. Durante o reinado de Isabel II (1868), o Real Cortijo foi desamortizado, sendo adquirido por proprietários particulares. Em 1944, foi comprado pelo Instituto de Colonização Nacional, com o objetivo de criar um novo núcleo agrário, com a divisão de suas terras aos agricultores. A Real Bodega de Carlos III foi construída em 1782 com a finalidade de produzir vinho e azeite para a monarquia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ considerada a única bodega da Coroa Espanhola, e foi declarada Monumento Histórico-Artístico em 1983. Construída por Manuel Serrano, está composta por galerias subterrâneas que medem 385m de comprimento por 4.5m de largura, atravessando todo o povoado do Real Cortijo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA galeria principal foi concebida para armazenar vinho, e a secundária para guardar o azeite.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil Espanhola do século XX, a bodega foi utilizada como refúgio do bando republicano. Abaixo, vemos a monumental fachada da bodega, também construída no estilo neoclássico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente,a Real Bodega de Carlos III voltou a ser propriedade privada, elaborando vinhos da variedade Tempranillo (80% da produção) e Merlot (20%). É utilizada também como um local para eventos diversos. A visita à bodega finaliza com uma degustação de seus vinhos, algo que agradecemos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s