O Interior do Congresso Nacional

Poder visitar as instituições políticas mais representativas do povo (Congresso e Senado) é um direito do cidadão, e este exercício cívico foi plenamente alcançado pela Prefeitura de Madrid no final do ano passado, quando se realizou o evento de Jornadas de Portas Abertas, e muitos edifícios públicos foram abertos à visitação popular. Em novembro de 2015 realizei duas matérias sobre o Senado (8/11/2015) e o Congresso (10/11/2015), contando um pouco da história de ambas, mas enfocando somente a parte exterior dos edifícios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATive a oportunidade de visitar o interior de ambas instituições, e a partir de hoje vocês poderão conhecer um pouco mais sobre estes emblemáticos edifícios. Iniciamos pelo Congresso Nacional, situado na Plaza de las Cortes de Madrid. Ao lado do edifício, vemos um monumento dedicado a Miguel de Cervantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício do Congresso Nacional é um dos referentes da arquitetura neoclássica de Espanha, e foi concebido pelo arquiteto Narciso Pascual y Colomer entre 1843 e 1850. Sua bela fachada está composta por 6 colunas clássicas, um frotón triangular decorado com cenas relativas à justiça e dois leões de bronze, realizados por Ponciano Ponzano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo entrar no edifício, somos recepcionados no Vestíbulo, também conhecido como Sala de Isabel II, dedicada a rainha em cujo reinado se efetuou a construção do edifício. Preside o espaço uma escultura da monarca, feita de mármore de Carrara por José Piquer y Duart.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA sala possui um formato elíptico, e nas paredes foram colocados retratos de políticos destacados dos séculos XIX e XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm seguida, passamos ao Salão de Conferências, uma das partes mais importantes do Congresso Nacional. Usado como local de recepção de chefes de estado em visita oficial ao país, nele se realiza também atos solenes como a comemoração anual da Constituição de 1978, em vigor na Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste espaço impressiona por sua riqueza decorativa. A bôveda foi executada por Vicente Camarón, com uma grande quantidade de alegorias sobre a justiça, lei, religião, abundância e os quatro continentes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPodemos observar 20 retratos com os políticos mais célebres do século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASobre eles, vemos 12 quadros que representam alegorias relacionadas aos Reinos de Espanha, suas províncias e os principais rios do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA sala é utilizada como local de encontro dos deputados, jornalistas e membros do governo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita continua nas salas utilizadas como escritórios, onde se desenvolvem os trabalhos dos deputados durante os dias de sessão plenária.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO denominado Escritório del Reloj foi assim chamado pelo maravilhoso relógio astronômico de 1857, um dos melhores do mundo no seu gênero.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Escritório da Constituição vemos a Carta Magna de 1978 e um quadro do Rei Juan Carlos I e sua esposa a Rainha Sofia, pais de Felipe VI, atual Monarca da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, continuaremos com a visita pelo Congresso Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s