Interior do Congresso Nacional: Parte 2

O espaço mais famoso e conhecido do Congresso Nacional constitui a Sala de Sessões, também denominado Hemiciclo, por seu peculiar formato. Nele se celebram as sessões plenárias do Congresso, e sua decoração é impressionante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO salão está presidido por um tapete com o Escudo da Espanha. A cada lado, duas estátuas de mármore de Carrara que representam os Reis Católicos, Fernando de Aragón e Isabel de Castilla.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA incrível bôveda da sala foi realizada por Carlos Luis de Rivera, estando ornamentada por quadros  relacionados à história da legislação espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutras pinturas simbolizam a alegoria das virtudes…

OLYMPUS DIGITAL CAMERABelos vitrais compõem  a ornamentação da bôveda, como este abaixo, que representam as 4 virtudes cardenais: justiça, fortaleza, prudência e templanza (moderação, em português).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos a tribuna…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo redor das tribunas foram colocados os escudos das Províncias Espanholas. A seguir, vemos o Escudo de Segóvia, representado por seu maravilhoso Aqueduto Romano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo redor do perímetro da sala vemos os nomes de grandes heróis da história do país, como os principais protagonistas da resistência espanhola durante a Guerra da Independência no início do século XIX, travada contra as tropas de Napoleao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Sala de Sessões constantemente aparece na televisão, e foi palco de um dos acontecimentos mais dramáticos da história recente do país, quando em 23 de fevereiro de 1981 uma facção do exército realizou uma tentativa de golpe de estado, felizmente fracassado. As marcas dos disparos ainda podem ser vistas no teto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra dependência importante do Congresso Nacional é a Sala Mariana Pineda, assim chamada em homenagem à liberal espanhola do século XIX, executada durante a restauração monárquica promovida pelo rei Fernando VII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA sala está presidida por um quadro de 1862, pintado por Juan Antonio Calvo, em que Mariana Pineda (1804/1831) aparece momentos antes da execução.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a galeria de retratos dos Presidentes da Câmara ao longo de sua história, realizados pelos melhores pintores dos séculos XIX e XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita prossegue na Sala Constitucional, uma das maiores salas de trabalhos do Congresso, utilizada nas visitas oficiais dos chefes de estado estrangeiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria coma a Sala Ernest Lluch, onde se celebram atividades de grupos parlamentares e outros atos. O nome da sala homenageia o político espanhol que tornou-se ministro entre 1982 e 1986, e que foi assassinado pelo grupo terrorista ETA em 2000, quando já estava retirado da vida política. Ernest Lluch faleceu quando tinha 63 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s