Parque Quinta de los Molinos: Madrid

Na Europa, o inverno se desenvolve nos meses finais do ano e nos primeiros meses do ano seguinte. Enquanto no Brasil as praias lotadas constituem o lugar comum nos meses de verão, no continente europeu os protagonistas são as estações de esqui. Nesta época, as árvores perdem suas folhas, e a maior parte da vegetação carece de sua beleza e cromatismo essenciais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, existe uma espécie que florece justamente no final do inverno, anunciando a primavera (final de fevereiro e começo de março). Me refiro à Amendoeira (Almendros, em espanhol), cujo fruto, a amêndoa, é muito apreciado na Gastronomia Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO espetáculo de sua floração é outro presente da natureza e existe um lugar de Madrid onde podemos admirá-la em todo seu esplendor, o Parque da Quinta de los Molinos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parque situa-se em plena Calle de Alcalá, a avenida mais comprida da cidade e de grande importância histórica, que acolhe também a área verde mais famosa da capital, o maravilhoso Parque do Retiro, muito mais conhecido e frequentado. Talvez por este motivo, a Quinta de los Molinos é um parque seleto, e desconhecido para a grande maioria do público.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo parque se contabilizam aproximadamente 1500 amendoeiras, e vê-las em sua plenitude é uma verdadeira experiência sensorial. Pertence à família das rosáceas (Prunus Dulcis), e sua altura pode alcançar entre os 3 e os 5 metros.Quando jovem, possui uma cor amarelada, substituída pela cor rosa, quando chega à idade adulta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta espécie vegetal é originária das regiões montanhosas da Ásia central e  cultivada na Espanha há mais de 2 mil anos. Provavelmente introduzida pelos fenícios, a árvore propagou-se pelo país durante a época romana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs amêndoas sao utilizadas no ramo da perfumaria e, principalmente, na culinária. É muito usada na elaboração de sobremesas tradicionais, como os Turrones (consumido preferencialmente nas festas de finais de ano) e o Mazapán (doce típico da cidade de Toledo).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs amêndoas possuem um alto valor energético. Cada 100g da fruta produz 579 kcal, com grandes quantidades de carboidratos, gordura, proteínas e fibra, além de ser rico em minerais essenciais e vitaminas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO parque possui muitas outras espécies vegetais, como as oliveiras, eucaliptos e pinos, embora a Amendoeira seja a rainha inquestionável…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, contarei um pouco da história deste belo parque de Madrid, pois além do belo espetáculo das Amendoeiras, existem muitos outros locais para serem visitados.

1 comentário Adicione o seu

  1. Micaela disse:

    Muito bom o seu blog; estou amando.
    Irei a Madrid no início de maio. Alguma chance de ver essas belas árvores floridas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s