La Fontana de Oro – Madrid

A zona próxima à Puerta del Sol em Madrid está repleta de Comércios Históricos, como tivemos ocasião de mostrar em inúmeras matérias realizadas no blog. Alguns deles se tornaram famosos por terem sido imortalizados por obras clássicas da Literatura Espanhola, caso da cafetería La Fontana de Oro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste comércio foi um dos referentes da capital desde o final do século XVIII, como cafeteria e também como um tipo de estabelecimento hoteleiro, denominado Fonda, algo parecido a um albergue dos dias atuais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALa Fontana de Oro ficou famosa depois que seu nome se convertesse no título de uma novela publicada em 1870 por Benito Pérez Galdós (1843/1930), escritor, dramaturgo, cronista e político espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABenito Pérez Galdós é considerado um dos melhores representantes do século XIX da novela realista no idioma espanhol, e muitos críticos e estudiosos de sua obra lhe outorgam o título de maior novelista espanhol depois de Cervantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde 1897 foi membro da Real Academia Espanhola e chegou a ser cogitado para receber o Prêmio Nobel de Literatura. La Fontana de Oro foi também um local de reunião de políticos liberais. No final do século XIX, um pub de estilo irlandês foi inaugurado no mesmo local, mantendo o nome do antigo comércio, com referências a ele em forma de painéis de azulejos decorativos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outras fotos do atual pub e de sua bela decoração…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “La Fontana de Oro – Madrid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s