Taberna La Taurina – Madrid

Em Madrid, as Tabernas constituem verdadeiros centros gastronômicos onde podemos experimentar a tradicional culinária espanhola. Já dediquei várias matérias sobre elas, sendo que muitas possuem um especial vínculo com o mundo dos touros. Algumas das mais conhecidas pertenceram a toureiros famosos, e outras continuam sendo.  Uma destas Tabernas Taurinas situa-se ao lado da Puerta del Sol (Carrera de San Jerónimo) e chama-se precisamente La Taurina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo local podemos apreciar pratos típicos como Rabo de Touro, por exemplo, e os interessados pelos espetáculos taurinos nela se reúnem para verem pela TV as denominadas Corridas de Touros, celebradas nas diversas Praças de Touros existentes pelo país. O termo Touradas é empregado no Brasil, mas aqui na Espanha se utiliza esta denominação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA taberna está profusamente decorada por azulejos coloridos que retratam o mundo dos touros. Apesar da crescente participação das associações em favor de sua desaparição, continuam sendo muito populares no país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm seu interior foram colocadas 8 cabeças de touros, além de fotos do enfrentamento entre os animais e toureiros famosos, com algumas cenas realmente dramáticas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACartazes publicitários promovendo as corridas também integram a decoração, assim como as vestimentas tradicionais dos toureiros. As Corridas de Touros ainda sao organizadas em boa parte do país, embora em algumas comunidades estão proibidas, como nas Ilhas Canárias e na Catalunha. De fato, a antiga Praça de Touros de Barcelona transformou-se num shopping center…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm uma das fotos (que ficou péssima por causa do reflexo do vidro…) vemos ao renomado cineasta Orson Welles, um grande entusiasta das corridas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAParticularmente, tenho curiosidades por alguns aspectos relacionados ao mundo dos touros, sua história e evolução, a vida dos toureiros famosos, e sempre que possível visito Praças de Touros em minhas viagens pelo país. Mas nunca presenciei a uma tourada, pela simples razão de que não tenho estômago para tanto…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe qualquer maneira, vale  pena visitar este tipo de tabernas por sua singularidade e elementos decorativos, enquanto tomamos um cafézinho…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s