Belos Edifícios de Valencia

Valencia possui um patrimônio arquitetônico riquíssimo. Em minha visita à cidade pude admirar a grande quantidade de construções históricas pertencentes aos estilos gótico e barroco, principalmente. Abundantes também correspondem os edifícios construídos a partir da segunda metade do século XIX, XX e XXI, englobando as várias correntes que surgem a partir do Ecleticismo, passando pela denominada arquitetura histórica, o modernismo, Art Decô e a Arquitetura Contemporânea. Publicarei várias matérias sobre alguns dos mais Belos Edifícios que pude contemplar em meus passeios por Valencia. A maior parte deles pude identificar seus nomes e o arquiteto responsável de seus projetos. Outros, no entanto, permanecem no anonimato, apesar da beleza de suas formas e riqueza decorativa…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos dos edifícios mais interessantes situam-se em pleno Centro Histórico de Valencia, como o Hotel Reina Victoria. Foi construído em 1910 pelo arquiteto Luis Ferreres Soler, originalmente concebido como um edifício residencial, com exceção dos primeiros andares, que foram projetados como oficinas do Banco Río de la Plata.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAImediatamente depois que sua construção finalizou-se, foi transformado em hotel, que impressiona pela beleza de seus revestimentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros edifícios interpretam elementos das correntes históricas, caso do Colégio Notarial de Valencia, projetado em 1883 por Joaquín María Belda Ibañez. O colégio inaugurou-se em 1887 e sua sede passou a ocupar um edifício parcialmente destinado a apartamentos residenciais. A fachada foi reformada em 1924, incorporando detalhes referentes ao barroco e ao renascimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO estilo neogótico se faz presente em vários edifícios de caráter historicista, como uma recordação do período em que a cidade atingiu um alto grau de desenvolvimento cultural, relacionado com a arquitetura gótica. Um exemplo é o Edifício Cortina 1, projetado em 1896 pelo arquiteto José María Cortina Pérez, que realizou uma singular interpretação do estilo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Palácio de la Exposición situa-se mais afastado do centro, e impressiona por sua beleza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste edifício foi projetado pelo arquiteto Francisco Mora Berenguer para a Exposiçao Regional de Valencia, celebrada em 1909. Foi construído com um caráter temporário, mas felizmente permanece em pé até hoje. O emprego de pedras artificiais pré fabricadas agilizou as obras da construção, e o edifício foi terminado num tempo recorde de apenas 3 meses, apesar de sua riqueza ornamental.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o tempo, o edifício passou a desempenhar várias funções, como sede da Escola Técnica Superior de Arquitetura, entre 1966 e 1979. Atualmente é utilizado como um centro cultural, com salas de conferências, biblioteca, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s