Belos Edifícios de Valencia: Parte 2

Neste segundo post sobre os Belos Edifícios de Valencia, vocês poderão conhecer outros exemplos de edifícios que se destacam por sua originalidade arquitetônica e beleza decorativa existentes na cidade. O primeiro deles é o Edifício do Banco de Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Banco de Valencia foi fundado em 1900, e este edifício constitui sua terceira sede. Sua perfeita localização, na intersecção de duas ruas do Centro Histórico, enaltecem sua singularidade. Foi projetado pelo arquiteto Javier Goerlich Lléo em 1935, embora tenha sofrido modificações construtivas com a participação de outros arquitetos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizado em 1942, o edifício é um exemplo da mudança radical que experimentou a arquitetura valenciana depois da Guerra Civil. A instituição bancária não estava de acordo com as propostas racionalistas do projeto original de Javier Goerlich, propondo soluções mais regionalistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAfinal, a construção adquiriu um aspecto clássico, com uma base, um corpo principal e o remate, ornamentado com cerâmicas decorativas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASeu formato curvo aumenta a imponência da estrutura…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construção que me chamou a atenção, o Edifício Monforte foi construído em 1895 pelo arquiteto Lucas García Cardona, considerado o introdutor das novidades decorativas nos edifícios da cidade. Está situado na Plaza de la Reina, em frente à Catedral de Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, o edifício estava destinado ao aluguel de apartamentos em seus andares superiores, enquanto sua parte inferior foi ocupada por um armazém comercial. Atualmente, parte do edifício está ocupado por uma entidade bancária.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua bela decoração está repletas de motivos relacionadas à cultura helenística.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA policromia decorativa se combina com diversos tipos de materiais construtivos, como o tijolo, ferro, pedra, madeira e as peças cerâmicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo normalmente acontece na Espanha, determinados edifícios recebem uma placa comemorativa dedicadas a personagens famosos que o habitaram , como vemos no caso abaixo, em que o cientista Santiago Ramón y Cajal (1852/1934) viveu entre 1884 e 1886. No local iniciou as fundamentais investigações sobre o sistema nervoso humano, que lhe valeram o reconhecimento mundial com o título de Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1906.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s