Belos Edifícios de Valencia: Parte 3

A Plaza del Ayuntamiento de Valencia (Praça da Prefeitura) situa-se no centro da cidade, estando dominada por dois belos edifícios, de proporções monumentais. Um é o próprio Edifício da Prefeitura, que veremos no próximo post. O outro é a sede dos Correios e Telégrafos de Valencia, construído entre 1915 e 1922 pelo arquiteto Miguel Ángel Navarro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício constitui um símbolo do progresso alcançado pelo desenvolvimento das comunicações postal e telegráfica, ocorrido nas primeiras décadas do século XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Apesar de possuir uma planta irregular, o edifício apresenta uma composição de total simetria com a marcada centralidade das portas de acesso. No alto de sua parte central, grupos escultóricos formam alegorias relacionadas à comunicação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa fachada, outro destaque é sua esbelta torre metálica, também adornada com esculturas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando decidi dar uma olhada em seu interior, constatei a beleza e amplitude da construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA grande sala oval está formada por 3 níveis, sendo que o inferior é utilizado para o atendimento. O nível superior está composto por uma série de colunas que abarca todo o diâmetro da sala.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAIgual de surpreendente é a enorme cobertura da sala, que permite a entrada de luz natural, formada por uma grande vidreira projetada pela prestigiosa Casa Maumejean. Os 370 painéis da estrutura representam as Províncias da Espanha. No centro, vemos o Escudo da Cidade de Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um detalhe decorativo do salão de acesso ao interior do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros belos edifícios da praça não passam despercebidos pela minha curiosidade arquitetônica, como o Edifício Noguera I. Foi construído em 1909 pelo arquiteto Francisco Mora Berenguer, durante sua a fase neogótica, que fez uma homenagem ao “Momento mais glorioso da história de Valencia”, segundo suas próprias palavras. A construção lembra algumas obras de Barcelona, realizadas pelos arquitetos modernistas Puig i Cadafalch e Lluís Domènech i Montaner.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construção de grande interesse presente na praça, o Edifício Rialto foi construído entre 1935 e 1939. Foi projetado pelo arquiteto Cayetano Borso de Carminati no Estilo Art Decô, como espaço para acolher um cinema com capacidade para 1400 espectadores, além de restaurantes, salas de café e chá, etc. Atualmente, é a sede do Teatro da Generalitat Valenciana (governo da cidade) e do Instituto Valenciano de Cinema.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm minhas andanças pela cidade, fotografei alguns edifícios que me intrigaram por seus detalhes decorativos, como estes de abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s