A Prefeitura de Valencia

O Edifício da Prefeitura de Valencia domina com sua grandiosidade a Plaza del Ayuntamiento (Praça da Prefeitura). Esta bela construção, declarada Monumento Histórico-Artístico em 1962, pode ser visitada, pois em seu interior  se encontra o Museu Histórico Municipal. A visita inclui outras dependências da prefeitura, e vale a pena entrar no edifício para descobri-las.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi levantado sobre a antiga Real Casa de la Enseñanza (ensino, em português), uma instituição criada no século XVIII para a educação de crianças sem recursos. Várias reformas e ampliações foram efetuadas, como a que se realizou a partir de 1906, modificando em especial sua fachada, cuja obra foi encarregada aos arquitetos Francisco Mora Berenguer e Carlos Carbonell Pañella. Esta reforma fez com que o edifício adquirisse um aspecto de palácio, composto por elementos da arquitetura clássica. No corpo central, que vemos acima, situou-se a torre do relógio, franqueado por duas torres quadradas, em perfeita simetria. Quatro colunas sustentam o balcao de pedra, realizado entre 1965 e 1967. Mariano Benlliure, grande escultor valenciano, esculpiu dois relevos de mármore, representando a administração e a justiça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJusto embaixo do relógio, vemos duas figuras femininas (imagem acima), também realizadas por Mariano Benlliure, uma referência às Artes e às Letras. No centro, foi colocado o Escudo da Cidade de Valencia. Nos extremos de cada lado, vemos torres circulares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando entramos no edifício, o primeiro que vemos é a imponente escada neoclássica que permite o acesso aos andares superiores. De 1924, foi reconstruída depois da Guerra Civil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo teto, foi colocada uma clarabóia que permite a iluminação natural do espaço, composta por um estrutura acristalada plana, em cuja parte central vemos também o escudo da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMaravilhoso por sua bela decoração , o Salão de Festas, também denominado de Cristal, foi construído em 1929 e inaugurado pelo Rei Alfonso XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta magnífica dependência é iluminada, tanto pelos vitrais coloridos, quanto pelos lustres feitos com cristal da Bohemia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO teto da sala foi decorado com pinturas a óleo, realizadas pelo pintor Salvador Tuset (1883/1951), que representam alegorias do céu, da terra e do mar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas paredes laterais, vemos relevos de mármore de nus masculinos e femininos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo fundo da sala, outra vez aparece o Escudo de Valencia, amparado por dois meninos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro espaço que está incluído na visita gratuita pelo Edifício da Prefeitura, o Hemiciclo se destaca por seu formato semicircular, presidido por um quadro do atual Rei da Espanha, Felipe VI, filho de Juan Carlos I e da Rainha Sofia. O Hemiciclo é também conhecido como Salão de Plenos, onde se realizam sessões de caráter político.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO mais importante de tudo é que a Prefeitura de Valencia está aberta à visitação pública, possibilitando uma aproximação entre os cidadãos e as instituições públicas que representam.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s