Estação Ferroviária de Valencia

As pessoas que chegam à Valencia de trem desembarcam numa das estações ferroviárias mais belas do país, além de ser considerada uma das construções modernistas de maior relevância da cidade. A chamada Estação do Norte (Estació del Nord, no idioma valenciano) está situada em pleno centro, ao lado da Praça de Touros de Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO projeto construtivo iniciou-se em 1906, sendo que a estação foi finalizada em 1917, graças ao inspirado trabalho do arquiteto valenciano Demetrio Ribes Marco. A belíssima fachada da estação está composta por elementos derivados da Arquitetura Gótica. Sua destacada horizontalidade foi compensada pela disposição de três corpos ressaltados, dois deles formando torres nos extremos e um corpo central que permite o acesso à estação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbundantes detalhes decorativos caracterizam a construção, com peças de cerâmicas que reproduzem vários tipos de adornos florais e os escudos da Companhia Ferroviária do Norte e também da cidade de Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um dos espaços utilizados como oficinas da empresa ferroviária.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior impressiona por sua maravilhosa decoração modernista, ornamentada por cores vivas. Os motivos florais e a cerâmica proporcionam um verdadeiro espetáculo visual, tanto nas paredes quanto no teto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs vitrais também foram utilizados como motivos decorativos e fonte de luz interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sala principal vemos a saudação de “Boa Viagem” escrita em vários idiomas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta outra sala foi decorada com mosaicos, azulejos e a técnica conhecida como Trencadís, explorada de forma magistral pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí em Barcelona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASobre as plataformas, uma grande cobertura realizada em estrutura metálica de forma articulada, constituiu um grande avanço tecnológica na construção das estações ferroviárias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário