Ayllón – Província de Segóvia

Depois da Rota dos Pueblos Coloridos, eu e minha esposa passamos dois dias na cidade de Ayllón, uma vila medieval declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1973. A importância de seu patrimônio se reflete no lema turístico da cidade, “Ayllón, História e Arte”. Apesar de sua reduzida população (1250 habitantes, segundo dados de 2016), esta vila situada a 140 km de Madrid conserva um impressionante legado histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo longo de sua história, por Ayllón passaram uma grande quantidade de reis (Alfonso VI, Alfonso VII, Fernando III e Fernando IV), além de figuras lendárias como El Cid e santos como São Francisco de Assis e Santa Teresa de Ávila. Fundada pelos celtíberos, foi destruída pelos romanos em 190 aC. Ayllón foi repovoada durante a ocupaçao árabe e aparece documentada por primeira vez com o nome de Aellon no ano de 1076. Até o final do século XI, o povoado esteve assentado num cerro localizado em frente da cidade atual. Podemos ver ainda hoje as ruínas do antigo castelo de origem árabe construído no século IX e destruído em 1295.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente às ruínas do castelo situa-se uma das antigas torres da muralha árabe, conhecida como La Martina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo as crônicas, Ayllón foi reconquistada pelas tropas do Rei Alfonso VI em 1085. Posteriormente, a torre da La Martina passou a desempenhar a função de torre campanário da Igreja de San Martín del Castillo, edificada no estilo românico, além de ser uma atalaia para a vigilância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja foi construída na parte traseira da torre, mas atualmente se conservam somente seus cimentos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo alto do cerro, podemos contemplar toda a cidade de Ayllón

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm época medieval, a cidade possuía 3 portas de acesso ao seu interior, das quais se conserva uma, ligada à antiga ponte do povoado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm muitas das listas dos Pueblos mais belos da Espanha aparece o nome de Ayllón, e se realizam visitas teatralizadas sobre sua história, contando os acontecimentos mais importantes sucedidos na cidade e os personagens mais relevantes que por aqui passaram.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos um pouco mais sobre Ayllón

Anúncios

Uma resposta em “Ayllón – Província de Segóvia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s