Igreja de San Miguel – Ayllón

Em relação ao seu patrimônio religioso, Ayllón conta com duas igrejas românicas, as Igreja de San Juan (que veremos no próximo post) e a de San Miguel. Esta última preside a Plaza Mayor da cidade, junto ao Edifício do Ayuntamiento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde que foi construída no século XII, a Igreja de San Miguel foi a principal da vila. No século XVI, se colocou um grande pórtico com um balcão em sua fachada principal para que os clérigos pudessem presenciar as festividades e atos públicos que se realizavam na praça, como podemos ver na imagem acima. Esta igreja destaca-se por sua riqueza escultórica, presente nos capitéis que rematam as colunas do exterior do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo capitel acima, vemos motivos geométricos entrelaçados e um curioso detalhe em forma de um tabuleiro de xadrez, inspirado nas construções românicas das igrejas da Comunidade de Aragón. Também foram esculpidos motivos do denominado Bestiário Românico, composto por animais fantásticos de grande valor simbólico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o típico ábside semicircular da igreja, algo característico das construções românicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior do ábside existem pequenas esculturas chamadas  Canecillos, onde também foram talhadas pequenas e curiosas figuras, como um homem trabalhando…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA porta de acesso ao templo ficou um pouco escondida depois da construção do pórtico…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1902, a Igreja de San Miguel foi fechada para o culto. A partir de então, passou a sediar uma grande variedade de atividades culturais, como exposições, concertos, etc. Nos meses de verão, em seu interior funciona a Oficina de Turismo de Ayllón. Quando estive na cidade, havia uma interessante feira de artesanato local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o retábulo maior da igreja, junto com objetos produzidos na cidade, de estilo barroco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO principal tesouro que alberga a igreja é o sepulcro plateresco de Don Pedro Gutiérrez e César e sua segunda esposa, Dona Juana Enríquez, Marqueses de Villena. Originalmente o sepulcro se encontrava na Igreja de San Juan, numa capela gótica construída por ordem dos marqueses para acolher sua sepultura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com mais uma foto da Igreja de San Miguel

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Uma resposta em “Igreja de San Miguel – Ayllón

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s