Cidade Universitária de Madrid: Parte 2

A Cidade Universitária de Madrid foi construída em terrenos que foram cedidos pela coroa espanhola, situados no Distrito de Moncloa. A idéia de sua construção surgiu nos anos 20 do século passado, e seu projeto nasceu com a celebração das bodas de prata do Rei Alfonso XIII. Na realidade, representava mais que um projeto construtivo, pois seu objetivo era criar um novo tipo de modelo universitário, que estivesse preocupado tanto pelas questões técnicas quanto acadêmicas, nas quais o esporte e a convivência determinassem suas relações e atividades, como acontecia então nos EUA. Abaixo, vemos a Escola Superior de Engenheiros de Montes, cuja construção foi realizada ao término da Guerra Civil, entre 1941 e 1945, e inspirada nos edifícios castelhanos, principalmente relacionados ao barroco de Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe fato, a Cidade Universitária foi a primeira em ser construída na Europa baseada na tipologia das universidades americanas. Sua construção reconhecia de maneira oficial a importância da juventude como um grupo social a ser levado em conta, pertencente a uma classe média em expansão. Para a elaboração do projeto se organizou uma junta diretiva, e o complexo deveria abrigar centros de ensino e pesquisa, administração e manutenção, bem como residências para os alunos e amplas áreas desportivas. A seguir, vemos o edifício do Conselho Superior de Deportes, e algumas esculturas que foram colocadas em seu jardim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO recinto foi concebido como um campus autônomo, em que os edifícios docentes se agrupavam por áreas temáticas, humanidades, ciências, saúde e belas artes. Para que o projeto pudesse ser efetuado, foi necessário desativar as faculdades situadas no centro histórico, sediadas em velhos edifícios da Calle de San Bernardo que compunham a Universidade Central de Madrid, como vimos no post anterior. O plano construtivo da Cidade Universitária teve, desde o primeiro momento, pleno respaldo governamental, devido à implicação do rei, tornando-se um símbolo da modernidade educativa e científica do país. Abaixo, vemos a Faculdade de Odontologia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo responsável das obras, se designou a Modesto López Otero, um arquiteto de prestígio e respeitado por todos (nomeado pela monarquia, confirmado no período republicano e posteriormente também durante a etapa franquista). As primeiras faculdades se construíram entre os anos 1928 e 1936, e estavam quase finalizadas quando se iniciou a Guerra Civil Espanhola. Os estilos predominantes foram o Racionalismo de influência centro européia e o Funcionalismo americano. Em 1928 começaram as obras do campus da Faculdade de Medicina, o mais complexo de todos, cujo interior do edifício principal vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo jardim da faculdade vemos um monumento a Severo Ochoa (1904/1993), que foi congratulado com o Prêmio Nobel de Medicina em 1959. Realizado por seu sobrinho, Victor Ochoa, o monumento foi inaugurado em 1993, e contou com a participação do homenageado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs materiais utilizados na construção dos principais edifícios estavam relacionados com a tradição histórica de Madrid, como o tijolo. Suas principais características eram a ausência decorativa, a simplicidade das linhas arquitetônicas e as soluções clássicas combinadas com amplos volumes geométricos, sendo que algumas das faculdades continham pórticos de caráter monumental, como na Faculdade de Odontologia, visto acima, e também na Faculdade de Farmácia, que vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma antiga imagem da Faculdade de Farmácia, de 1952…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA ampliação da Faculdade de Farmácia realizada entre 2002 e 2005…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s