Ayuntamientos de España: Parte 3

Nesta terceira parte sobre os Ayuntamientos de España, veremos os elementos arquitetônicos presentes nas fachadas exteriores dos edifícios que nos permitem a identificação dos mesmos como sede da Prefeitura. Ao longo da história se foram estabelecendo as partes constituintes das Casas Consistoriais, relacionados à sua função representativa. A fachada representa o primeiro contato entre a instituição pública do Ayuntamiento e o cidadão. O primeiro elemento a ser levado em consideração é o Pórtico, um local importante de sua constituição, formado por um espaço coberto e ao mesmo tempo aberto com colunas, que proporciona sombra nos meses de calor, como vemos abaixo no Ayuntamiento de Aranda del Duero (Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Pórtico é disposto sobre toda a parte inferior do edifício, e em muitos casos nele se desenvolve uma intensa atividade comercial, principalmente nos pequenos povoados. Em alguns edifícios se coloca uma placa em que se alerta sobre a proibição do “jogo de pelotas” sob os pórticos. Abaixo, o pórtico do belíssimo pueblo de Santillana del Mar, situado na Cantábria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm recurso constante da arquitetura civil que propicia a construção dos pórticos é o Arco. Alguns foram construídos sobre as antigas portas de acesso das muralhas medievais, como no Ayuntamiento de Burgos. Em muitos casos, os Arcos servem como elo de comunicação  entre ruas e praças, como podemos ver no Ayuntamiento de Cuenca, situado na Plaza Mayor da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO mesmo sucede no Ayuntamiento de San Martín de Valdeiglesias, povoado da Comunidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento presente é o Balcão, situado na planta nobre do edifício. Na maior parte dos casos está coroado pelo Escudo da Cidade, com as bandeiras de cada localidade, da Espanha e da comunidade a qual pertence. Em alguns edifícios aparece também a bandeira azul da Comunidade Européia, como no Ayuntamiento de Málaga, na Andalucía.

DSC09532A seguir, vemos o belo Ayuntamiento de Múrcia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Ayuntamiento de Badajoz, na Comunidade de Extremadura…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Torre é outro elemento sempre presente nos Edifícios dos Ayuntamientos. Normalmente possui um papel representativo, mas em certas ocasiões como parte de um sistema defensivo, no caso da  Casa Consistorial ser atacada. Em sua maior parte, as torres foram colocadas nas esquinas do edifício, como vemos no Ayuntamiento de Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém na cidade de Pinto, situada na Comunidade de Madrid…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm outros Edifícios de Ayuntamientos, as torres ocupam a parte central, como em Oviedo (Asturias).

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém em Alcalá de Henares, Comunidade de Madrid…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s