Ayuntamientos de España: Parte 4

Outros elementos identificáveis das fachadas dos edifícios que sediam os Ayuntamientos de España constituem o Relógio e as Campanas (sinos), ambos situados na estrutura que formam as torres. Um exemplo é o Ayuntamineto de Avilés, cidade do Principado de Asturias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJunto às “Campanas del Consejo”, símbolo de poder civil ou eclesiástico, foram colocados os primeiros relógios das cidades, que marcavam sua hora oficial. O relógio público nasceu com a necessidade de regular as tarefas cotidianas da população. Um exemplo perfeito era a denominada Torre Nueva de Zaragoza, uma maravilhosa torre construída em estilo mudéjar no século XVI e derrubada a partir de 1892 pela prefeitura local. Hoje em dia, vemos apenas um desenho no local onde antes se erguia a bela construção.

DSC00894O primeiro relógio mecânico instalado num Edifício de Ayuntamiento foi em Tortosa, Comunidade de Catalunha, no ano 1378. Abaixo, o Ayuntamiento de Carrión de los Condes, povoado que integra o Caminho de Santiago (Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm alguns edifícios, foram colocados artifícios mecânicos que acompanham os relógios, normalmente personagens representativos da cultura local, como os Maragatos no Ayuntamiento de Astorga (Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATambém no Ayuntamiento de Plasencia (Extremadura) vemos estas simpáticas figuras, que tocam o sino com seu martelinho em determinadas horas do dia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAExistem Prefeituras que possuem Relógios de Sol, como em Úbeda e Santillana del Mar. Em relação às campanas, nos edifícios consistoriais perdem seu caráter religioso (convocação dos fiéis para a missa). Tradicionalmente, os sinos estão unidos à instituição municipal para a convocação do conselho, quando toca. Em muitos casos, a torre passa a ser denominada Torre do Relógio ou das Campanas. A utilização das campanas é bastante anterior ao dos relógios mecânicos. Abaixo, vemos o Ayuntamiento de Morón de Almazán (Castilla y León), construído no século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com o belíssimo Ayuntamiento de Cartagena (Comunidade Murciana).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s