Ayuntamientos de España: Parte 6

Nesta matéria sobre os Ayuntamientos de España, veremos alguns elementos que caracterizam o interior dos edifícios sedes das prefeituras espanholas. Desde os primeiros exemplos medievais, o interior destas construções tiveram uma grande evolução, adaptando-se às necessidades cada vez mais complexas da administração municipal. As dependências mais importantes estão ligadas diretamente à vida civil, como a Sala de Plenos, a Sala de Justiça, Arquivo Municipal, prisão, etc. Ao entrar no edifício, o Vestíbulo é a primeira parte de contato do cidadão com a Prefeitura, sendo considerado um local de recepção. Em muitos casos, possui uma entrada para carruagens e veículos. Abaixo, vemos o decorado teto do vestíbulo pertencente ao Ayuntamiento de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANele situa-se o posto de guarda municipal e de segurança. Em muitos edifícios vemos o Escudo da Cidade, como no Ayuntamiento de Badajoz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Vestíbulo comunica com uma grande escada de acesso ao nível superior, onde se localizam as dependências principais. Muitas delas destacam por sua beleza e suntuosidade, como no Ayuntamiento de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, a escada do Ayuntamiento de Valencia

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo Ayuntamiento de Murcia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma constante decorativa, os vitrais estão presentes em vários Edifícios de Ayuntamientos (nas paredes e nas coberturas), caso de Málaga

DSC09534No Ayuntamiento de Cartagena

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe Murcia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm vários Ayuntamientos existe um pátio, que serve de eixo organizador de suas dependências. Uma parte fundamental é o Salão de Plenos, onde se realizam as sessões municipais. Normalmente, possui um formato retangular ou quadrado e está presidido por um quadro de Cristo, do Escudo da Cidade ou pelo retrato do Rei da Espanha. Pinturas alegóricas contribuem para sua decoração, como representação das artes, comércio, indústria, etc. A seguir, vemos esta dependência crucial no Ayuntamiento de Valencia, que possui um formato semicircular, como se fosse um teatro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Salão de Festas apresenta geralmente uma rica decoração, mas encontram-se somente nos edifícios de maior tamanho, como em Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma importante dependência da administração municipal constitui o Arquivo, onde se guardam importantes documentos da história local. Seu aparecimento nos Edifícios de Ayuntamientos oficialmente se deu com os Reis Católicos, que promulgaram uma lei em 1500 criando os arquivos municipais, embora já existissem em algumas prefeituras. Os documentos eram custodiados por um escrivão ou secretário, até que foram substituídos pelos cargos de bibliotecário ou arquivador. Em algumas prefeituras , os documentos eram colocados em arcas ou armários situados junto ao despacho do prefeito, ainda que nas cidades de maior importância existia uma sala específica para o Arquivo. Em determinadas Casas Consistoriais podemos ver o Museu Municipal (geralmente situado em edifícios separados da Prefeitura), onde estão expostas peças artísticas relevantes da história da cidade, como ocorre no Ayuntamiento de Valencia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntigamente, todas as dependências administrativas e judiciárias situavam-se no mesmo edifício. Por este motivo, em muitas Casas Consistoriais havia uma prisão, normalmente situada em sua planta inferior. Infelizmente, se conservam poucas das prisões municipais, da mesma forma que as Capelas situadas no interior dos Ayuntamientos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s