Museu da Cultura Visigoda: Toledo

Além de sua beleza e dilatada história, no interior da Igreja de San Román de Toledo podemos conhecer o Museu dos Concílios e da Cultura Visigoda, que nos permite apreciar a trajetória do antigo Reino Visigodo, cuja capital foi precisamente a cidade de Toledo.

DSC09657As peças expostas referentes ao período visigodo facilitam a compreensão deste período histórico da Espanha, que vai do século V, quando uma variedade de povos godos invadiram a Península Ibérica logo após a queda do Império Romano, até o século VIII, quando os muçulmanos invadem o território e conquistam o Reino Visigodo, já decadente. Num primeiro momento, os povos que se assentaram na península estavam formados pelos suevos, vândalos, bizantinos e outros grupos, que acabaram sendo submetidos pelos visigodos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 567 dC, durante o reinado do monarca visigodo Atanagildo, Toledo se converteu na capital do Reino, que passa a ostentar uma perfeita organização política e administrativa, graças a unificação religiosa e jurídica entre o povo godo e a população hispano romana, que ocupava o território antes da conquista visigoda. Grande parte deste êxito se deve aos 18 concílios que foram realizados na cidade. Apesar que a celebração dos concílios em Toledo se inicia sob dominação romana, em 397, será com a consolidação do Reino Visigodo quando recebem seu verdadeiro impulso. Do ponto de vista histórico, destaca o III Concílio de Toledo (589), em que o Rei Recaredo oficializou sua conversão e do povo godo ao catolicismo, abandonando a doutrina considerada herética do Arrianismo, que negava a natureza divina de Jesus Cristo. A partir deste momento, os hispanos romanos se integram ao estado visigodo, já que o catolicismo era a religião maioritária da população. Como resultado, a igreja assumiu um enorme poder como autoridade religiosa, exercendo uma grande influência no poder público através dos concílios, assembléias que contavam com a presença dos nobres e bispos godos e presidido pelo rei. Os testemunhos mais antigos do catolicismo em território espanhol datam do século II, durante o período em que foi uma província do Império Romano, com o nome de Hispania (cujo nome significa terra de coelhos…). Abaixo, vemos um Crismón, antigo símbolo que representa o monograma do nome de Cristo, com as letras alfa e ômega, como princípio e fim de todas as coisas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos um sarcófago do período romano datado de finais do século IV dC, um dos poucos exemplos da escultura funerária da época, que pertenceu a personagens da alta aristocracia provincial (encontrado na vila romana de Carrenque, situada na Província de Toledo)

DSC09613No VIII Concílio de Toledo se produz a fusão entre as leis godas e as hispanos romanas num único código, conhecido como Lex Visigothorium, durante o reinado de Recesvinto. Graças ao respaldo estatal e das elites sociais, a igreja se converteu na principal impulsora da atividade cultural da época. Como figuras de importância, destacam San Ildelfonso, Bispo de Toledo e padroeiro da cidade, San Bráulio, Bispo de Zaragoza e principalmente San Isidoro de Sevilha, cuja obra literária tornou-se um referente para toda a Europa Medieval. Abaixo, vemos um relevo com a representação de São Lucas datado entre os séculos VI e VII, um touro alado segurando o livro de seu evangelho ( o touro é o animal associado ao apóstolo).

DSC09594Muitos poucos monumentos da época visigoda resistiram ao tempo. Atualmente, podemos encontrar algumas igrejas localizadas no âmbito rural, que possibilitam o conhecimento de sua arquitetura e elementos artísticos. A Arquitetura Religiosa Visigoda estava inspirada nos modelos romanos e orientais, especialmente em relação às basílicas. No museu podemos ver alguns dos elementos arquitetônicos relacionados aos templos religiosos do período visigodo, caracterizados por desenhos geométricos ou vegetais, inspirados na decoração dos mosaicos romanos, e por seu simbolismo.

DSC09604Abaixo, uma coluna decorada com uvas, símbolo da eucaristia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas destas colunas ou pilastras que formavam parte dos templos visigodos ainda podem ser vistas em Toledo, como esta peça exposta no museu. Sua decoração recebeu uma forte influência do mundo bizantino, e mostra cenas relacionadas à vida de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, publicarei a segunda parte sobre o Museu dos Concílios e da Cultura Visigoda, onde poderemos ver outros aspectos relacionados ao Reino Visigodo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s